Geral

Depen aponta aumento de 75% de atividades educacionais nos presídios

Além disso, houve um crescimento de 35% na quantidade de presos que exercem algum tipo de trabalho.

75% de aumento na oferta de atividades educacionais no sistema penitenciário brasileiro. Essa é uma das conclusões do Levantamento de Informações Penitenciárias de junho de 2022, do Departamento Penitenciário Nacional. Além disso, houve um crescimento de 35% na quantidade de presos que exercem algum tipo de trabalho.

Ainda de acordo com o levantamento, o número total de custodiados no Brasil, em celas físicas, é de quase de 662 mil pessoas. Já em prisão domiciliar, esse número é de pouco mais de 175 mil. 

Os presos em celas físicas são aqueles que, mesmo tendo direito a sair para trabalhar e estudar, dormem nas penitenciárias. 

A atividade educacional entre os presos que usam tornozeleira eletrônica aumentou expressivamente, ultrapassando o 1100%. A quantidade de custodiados que trabalham também cresceu. Todos esses dados foram comparados com os de dezembro de 2021.

Também houve aumento na quantidade de presos em monitoração eletrônica e na quantidade total de tornozeleiras eletrônicas.

No Levantamento, estão disponíveis o número de custodiados no Brasil e por Unidade Federativa, além de informações criminais, ações de reintegração social e saúde dos presos.

Com essa pesquisa, é possível fazer o comparativo com anos anteriores e resgatar dados disponíveis desde 2004. Todas as informações são fornecidas por gestores prisionais de todo o Brasil por meio de formulários do Sistema de Informação do Departamento Penitenciário Nacional, que são reunidos e validados antes da divulgação.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 08/11/2022 19:26:45. Última edição: 08/11/2022 19:26:45

Tags: Depen Educação Presídios

Leia também:

Estiagem no Amazonas alerta para cuidados com doenças no estado

Órgãos de saúde do estado alertam que com a vazante o risco de infecção por contato com águas contaminadas por doenças como as diarreicas agudas, hepatites A e E, Febre Tifóide e cólera.

Teles divulgam ranking Cidades Amigas do 5G

Ponta Grossa, no Paraná, e as capitais do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e do Paraná, Curitiba lideram o ranking divulgado nesta terça-feira (08), pela Conexis Brasil Digital.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi