Geral

Eleições: justificativa do segundo turno termina nesta segunda

Ao justificar a ausência, é preciso apresentar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento.

Os eleitores que não votaram no 2º turno das eleições têm somente até esta segunda-feira (09) para justificar a ausência. 

É possível fazer isso pelo aplicativo e-Título, que está  disponível para download e pode ser baixado de graça. A apresentação da justificativa também pode ser feita pela Internet em justicaeleitoral.jus.br ou levando o requerimento até a  zona eleitoral responsável pelo título.

É preciso fazer uma justificativa para cada turno. Quem está fora do país, tem título no Brasil e não votou tem dois prazos possíveis para apresentar justificativa: até 60 dias após cada turno ou até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Ao justificar a ausência, é preciso apresentar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento. 

Quem não fizer esse processo paga multa referente a cada turno, se for o caso, entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo – o equivalente a 35 reais e 13 centavos. O valor ainda poderá ser multiplicado por dez em razão da situação econômica do eleitor.

Além disso, o cidadão que não estiver em dia com a justiça eleitoral, não pode tirar ou renovar passaporte, receber salário em emprego público, prestar concurso público ou renovar matrícula em instituições públicas de ensino.

O cidadão que não votar em três eleições consecutivas, não justificar nem quitar a multa devida terá a inscrição cancelada. A regra não se aplica a eleitores com voto facultativo, que são os analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos e às pessoas com deficiência física ou mental.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 09/01/2023 07:45:05. Última edição: 09/01/2023 07:45:05

Tags: Eleições 2022 Justificativa Voto

Leia também:

DF: pelo menos 260 pessoas são detidas após de atos antidemocráticos

DF: pelo menos 260 pessoas são detidas após de atos antidemocráticos

Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, todos são suspeitos de participar de atos criminosos de invasão das sedes dos Três Poderes da República neste domingo.

Ministro diz que GDF alterou de última hora planejamento da segurança

Segundo o ministro, o pedido de desculpas feito pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, deixa clara a responsabilidade do governo local pelo ocorrido. “Tivemos hoje uma grave tentativa de destruição do estado democrático de direito”, disse.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi