Geral

Embalagem igual para produtos de qualidades distintas é alvo do Procon

Empresas são notificadas por alimento pior vendido como o original

Nestlé, Itambé, Vigor e outros oito fabricantes de alimentos vão ter que explicar a venda de produtos similares a produtos tradicionais em embalagens que confundem o consumidor.

Com a alta no preço do leite e derivados, a prática de vender produtos que só se parecem com os originais tomou conta das prateleiras nos supermercados.

Rosangela Nascimento é doceira e notou a diferença no leite condensado.

O tradicional leite condensado Moça, produzido pela Nestlé, agora tem um similar feito a partir de soro de leite e amido. Só que a embalagem é muito parecida com a do produto original e confunde o consumidor.

Josely Bertoldo notou a diferença no creme de leite da mesma marca.

As mudanças na composição deixam os consumidores no prejuízo. A operadora de máquinas Salete Francisca já pagou o preço.

A Nestlé e outras 10 empresas, como a Itambé, que mudou a composição do queijo parmesão ralado, e a Vigor, que alterou a margarina da marca Leco, tem até segunda-feira para explicar para o Procon São Paulo as diferenças entre os novos produtos oferecidos no mercado e os produtos originais.

Segundo o Procon, as empresas estão violando o Código de Defesa do Consumidor ao levar as pessoas a acharem que estão comprando um produto, mas levam outro.

Agora vão ter que mostrar as diferenças nutricionais, os percentuais de cada ingrediente e as embalagens dos produtos que estão sendo colocados à disposição do consumidor.

Em nota, a Nestlé informou que recebeu a notificação do Procon e que vai prestar os esclarecimentos solicitados. A Lactalis informou que o queijo parmesão ralado da marca Itambé cumpre a norma e garante 75% do queijo citado na embalagem. Também entramos em contato com a Vigor, mas ainda não tivemos resposta.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela - 23/09/2022 16:00:31. Última edição: 23/09/2022 16:00:31

Tags: Direito Do Consumidor Industrializados

Leia também:

Censo 2022: entenda como declarar a sua raça

Para o IBGE, a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.

São Paulo: imóvel que desabou e matou nove pessoas estava irregular

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Léo Novais, disse hoje que o galpão que desabou, nessa terça-feira, dentro de uma empresa de contêineres da cidade estava

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi