Geral

Entenda quais são as condições para corte de energia elétrica

É possível que, além da anulação da cobrança, o consumidor consiga uma indenização por danos morais na justiça

É comum que companhias energéticas suspeitem de adulterações no medidor de energia após variações no valor da conta. Mas é preciso que a fraude seja comprovada pela concessionária para que seja feita a cobrança ao consumidor, como explica o advogado especialista em direito do consumidor, Fabrício Posocco.

Caso seja comprovada, as companhias de energia elétrica realizam a cobrança de até 36 contas de energia do período retroativo em que denuncia a fraude. 

Porém, de acordo com o Fabrício Posocco, o Código de Defesa do Consumidor também assegura que a energia elétrica é um serviço essencial e que só pode ser cortada por débitos da conta regular, a exemplo de uma conta mensal atrasada, e não por débitos ou multas correspondentes aos 36 meses analisados, por exemplo.  

Caso seja coagido ao pagamento sob ameaça de corte da energia sem a comprovação da fraude, é possível que além da anulação da cobrança, o consumidor consiga uma indenização por danos morais na justiça, destaca o advogado Fabrício Posocco.

No caso do consumidor que comprovadamente age de má-fé, alterando o medidor de energia para que não marque corretamente o consumo, ele pode responder pelo crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal.

* Com supervisão de Bianca Paiva

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino*, estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Cláudio Ferreira (web) - 24/01/2023 19:45:05. Última edição: 24/01/2023 19:45:05

Tags: Energia Elétrica Consumidor Direitos Do Consumidor

Leia também:

FAB demite no Rio professores acusados de assédio sexual

Álvaro Luiz Pereira Barros e Eduardo Silva Mistura davam aula no Colégio Brigadeiro Newton Braga, administrado pela Força Aérea Brasileira. Defesa dos dois diz que conclusões são precipitadas.

Força Nacional tem atuação prorrogada na Esplanada dos Ministérios

Força Nacional tem atuação prorrogada na Esplanada dos Ministérios

Medida foi determinada para garantir a segurança das cerimônias de abertura dos trabalhos de 2023 no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal em 1º de fevereiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi