Geral

Força Nacional tem atuação prorrogada na Esplanada dos Ministérios

Medida visa garantir a segurança na abertura do Legislativo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou a atuação da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até 4 de fevereiro. A medida está prevista em uma portaria publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União.

Força Nacional tem atuação prorrogada na Esplanada dos Ministérios
© José Cruz/ Agência Brasil

A prorrogação foi determinada para garantir a segurança das cerimônias de abertura dos trabalhos de 2023 no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF) em 1º de fevereiro. Na data, os parlamentares eleitos nas eleições de 2022 vão assumir os mandatos na Câmara dos Deputados e no Senado. No STF, a abertura das sessões presenciais será marcada pela entrega da reforma do plenário da Corte após a depredação ocorrida durante os atos golpistas de 8 de janeiro. 

Após as invasões que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes, a Força Nacional foi convocada para realizar a segurança dos três prédios. O atual efetivo é de 651 militares, que são oriundos de 16 estados. 

Atos antidemocráticos

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.

As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Por Agência Brasil  - Brasília / Edição: Aline Leal - 24/01/2023 17:40:18. Última edição: 24/01/2023 17:40:18

Tags: Três Poderes Força Nacional Atos Antidemocráticos

Leia também:

Cresce índice de pessoas que gostariam de se mudar da capital paulista

Cresce índice de pessoas que gostariam de se mudar da capital paulista

Segundo a pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida, divulgada pela Rede Nossa São Paulo, 61% dos moradores se mudariam da capital paulista se pudessem. Em 2021, o índice era 57%.

Prefeitura de SP volta a discutir Plano Diretor

A revisão do último Plano Diretor, defendida pela prefeitura paulistana, pode dar impulso para construções populares no centro da capital. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a proposta que vai ser enviada para a Câmara Municipal aponta incentivos aos empreendedores que construírem edifícios acessíveis às famílias de baixa renda.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi