Geral

Governo federal cria grupo de trabalho para combater discurso de ódio

O grupo será presidido por Manuela D´Ávila, ex-deputada, e terá como relator o advogado especialista em Direitos Humanos e Democracia, Camilo Onoda Caldas.

Depois das ações golpistas do 8 de janeiro, o governo criou um grupo de trabalho para combater o discurso de ódio e o extremismo. A portaria, assinada pelo ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, está publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial.

O grupo será composto por 29 pessoas e vai ser presidido por Manuela D´Ávila, ex-deputada que foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad, em 2018. O relator será o advogado constitucionalista especialista em Direitos Humanos e Democracia, Camilo Onoda Caldas. Mas, entre os representantes no grupo da sociedade civil estão o youtuber Felipe Neto; a jornalista Patrícia Campos Melo, que inclusive foi alvo de ataques e mensagens de ódio e tem um livro publicado sobre o assunto; e a antropóloga e pesquisadora Débora Diniz.

Outros cinco representantes do Ministério também vão integrar a equipe. Entre eles, membros da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e da assessoria de Participação Social e Diversidade. A duração do grupo de trabalho será de 180 dias prorrogáveis, se necessário.

Além de combater o discurso de ódio, o grupo também vai ter a função de ajudar na elaboração de políticas públicas nessa área. Para se ter uma ideia, só no ano passado, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da Safernet recebeu mais de 74 mil denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio pela internet, 67% a mais que no ano anterior, 2021.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 22/02/2023 10:20:04. Última edição: 22/02/2023 10:20:04

Tags: Grupo De Trabalho Governo Federal Discurso De ódios

Leia também:

Marinha envia hoje hospital de campanha flutuante a São Sebastião

Marinha envia hoje hospital de campanha flutuante a São Sebastião

Previsão é que embarcação aporte na cidade do litoral norte, na quinta-feira. Navio reforça atendimento médico aos desabrigados e desafoga hospitais da região, permitindo que priorizem os casos mais graves.

Abastecimento de água é parcialmente restabelecido em São Sebastião

Abastecimento de água é parcialmente restabelecido em São Sebastião

Localidades como Camburi, Camburizinho, Baleia e Sahy, que não são atendidos pela Sabesp, estão recebendo apenas copos de água e caminhões-tanques.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi