Geral

Governo prepara guia para orientar jovens sobre uso adequado das telas

A consulta pública está disponível na plataforma Participa BR

O uso excessivo de telas pode causar problemas graves para crianças e adolescentes. Para tentar reduzir esse problema, o governo prepara um guia para orientar uso adequado das ferramentas de tecnologia.

Governo prepara guia para orientar jovens sobre uso adequado das telas

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet de 2022 mostra que 95% das crianças e adolescentes no Brasil acessam a internet pelo menos uma vez por dia e 42% delas tinham no máximo 8 anos quando navegaram nas redes pela primeira vez.

E apesar da recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria de que crianças com menos de 10 anos não devem passar mais de 2 horas por dia em frente às telas, quase a metade, 43% ficam mais de três horas.

Para João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social, um dos desafios é que o modelo de negócios da internet é justamente o de manter o usuário o máximo de tempo conectado.

O resultado é uma lista de problemas que podem ir desde a alteração do sono até situações bem mais graves, como explica Estela Aranha, Assessora Especial de Direitos Digitais do Ministério da Justiça.

Anita Stefani, diretora de apoio à gestão educacional do Ministério da Educação lembra como o uso abusivo das redes também contribuiu para a onda de violência que atingiu escolas em todo o país no começo do ano.

Para João Brant um dos caminhos para evitar o uso danoso da internet é a regulação das plataformas. Mas enquanto o tema é debatido no Congresso Nacional, a Secretaria de Políticas Digitais está elaborando um guia para ajudar pais, mães e responsáveis a controlarem o uso abusivo e aproveitarem o que de bom a internet tem para oferecer.

A previsão é de o documento fique pronto em cerca de um ano. O material já está sendo elaborado, mas a secretaria começou nesta terça-feira um processo de consulta pública para ouvir as empresas, especialistas, familiares e crianças e adolescentes sobre o tema.

A consulta pública está disponível na plataforma Participa BR do governo federal.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda - 10/10/2023 23:35:03. Última edição: 10/10/2023 23:35:03

Tags: Consulta Pública Telas Uso Excessivo Regulação

Leia também:

SP e Brasília têm manifestações em solidariedade a Israel e Palestina

SP e Brasília têm manifestações em solidariedade a Israel e Palestina

Apoiadores da causa palestina pediram o fim das ações violentas de Israel na Faixa de Gaza. Federação Israelita em São Paulo afirma que grupo extremista Hamas não quer dialogar.

Infraero: 600 mil passageiros devem passar pelos aeroportos no feriado

Infraero: 600 mil passageiros devem passar pelos aeroportos no feriado

Expectativa da Infraero para o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida é receber 125 mil passageiros nos dias mais movimentados. A empresa estatal administra 23 aeroportos, que operam nas 5 regiões do país.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi