Com o cadastro das terras indígenas finalizado, as informações poderão ser usadas para formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária.
Em uma ação inédita todas as 446 Terras Indígenas oficialmente regularizadas estão inscritas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Além desses mais de 100 milhões de hectares, outras 11 áreas, que estão em processo final de regularização, também foram registradas. É a primeira vez que o Incra e a Funai realizam esse trabalho conjunto.
Com o cadastro das terras indígenas finalizado, as informações poderão ser usadas para formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária. De acordo com o coordenador-geral de Cadastro Rural, Gilmar Amaral, os dados sobre os territórios também podem ser compartilhados com instituições públicas e entidades da sociedade civil.
A ação de cadastro começou na primeira quinzena de junho e foi conduzida pela Diretoria de Governança Fundiária do Incra. Entre os dias 16 e 27 deste mês, servidores do Incra de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Maranhão se reuniram na regional do Mato Grosso do Sul para realizar o trabalho.
O Sistema Nacional de Cadastro Rural, que agora contempla todas terras indígenas, concentra os dados de mais de 7 milhões de imóveis privados e públicos.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA - 30/10/2023 13:25:23. Última edição: 30/10/2023 13:25:23