Recursos da Política Aldir Blanc são definidos por estados e município
Distribuição dos R$ 3 bilhões obedece critérios já determinados por lei, sendo metade dos recursos para estados e Distrito Federal e a outra metade para os municípios.
Entre as áreas incluídas na medida, figura a Avá-Canoeiro, em Goiás
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) finalizou a inclusão de todas as Terras Indígenas (TIs) no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Segundo o instituto, a medida abrange 446 áreas que representam mais de 100 milhões de hectares, além de outras 11 TIs homologadas em processo final de regularização.
© Arquivo/Elza Fiúza/ Agência Brasil
Os decretos de homologação foram assinados em abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O cadastro começou em junho. Entre as TIs cadastradas estão as de Arara do Rio Amônia, no Acre, Avá-Canoeiro, em Goiás, Kariri-Xocó, em Alagoas, Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul, Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará, e Uneiuxi, no Amazonas.
“É a primeira vez na história do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que esse trabalho é realizado”, informou, em nota, o Incra. Com a conclusão do cadastramento, o Estado terá acesso a “dados qualificados indispensáveis à formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária”, acrescentou.
A Funai explicou que essa iniciativa tem, como objetivo, a inserção das TIs “em uma das mais importantes bases fundiárias, que compreende o cadastro de todos os imóveis rurais do país e seus detentores, sejam proprietários, arrendatários, parceiros, meeiros e outros; das glebas públicas, reservas ambientais e terras indígenas”.
Tendo como gestores o Incra e a Receita Federal, o Sistema Nacional de Cadastro Rural é a base constituinte do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Há nele dados de imóveis rurais, bem como de proprietários e detentores, arrendatários e parceiros rurais, de terras e florestas públicas.
“São mais de sete milhões de imóveis privados e públicos constantes, superando 738 milhões de hectares”, finalizou o Incra.
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 30/10/2023 13:00:19. Última edição: 30/10/2023 13:00:19
Tags: Incra Cadastro Terras Indígenas
Distribuição dos R$ 3 bilhões obedece critérios já determinados por lei, sendo metade dos recursos para estados e Distrito Federal e a outra metade para os municípios.
Sua vida foi contada no filme "Lorna Washington: sobrevivendo a supostas pedras", lançado em 2016. Ativista recebeu o título de benemérito do estado do Rio de Janeiro, em 2001.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.