Geral

Iphan apresenta relatório preliminar sobre danos a edifícios

Primeira versão abrange “piso, parede e teto

Relatório preliminar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre os danos causados durante os atos de terrorismo e vandalismo no dia 8 em Brasília, mostra que “de maneira geral a maioria dos danos aos edifícios são reparáveis”.

Iphan apresenta relatório preliminar sobre danos a edifícios
© Valter Campanato/ Agência Brasil

O relatório foi entregue à ministra da Cultura, Margareth Menezes, e será publicado no site do Iphan.

O levantamento, restrito a seis espaços, abrange “piso, parede e teto” dos edifícios do Palácio Planalto, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, do Museu da Cidade e do Espaço Lúcio Costa, além da Praça dos Três Poderes.

Segundo o coordenador técnico da Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Maurício Goulart, quando finalizado, o levantamento subsidiará decisões, além de garantir o pleno restabelecimento completo dos edifícios.

“De maneira geral, a maioria dos danos aos edifícios são reparáveis. Nessa primeira leva, avaliamos piso, parede e teto, o que abrange vidros, portas, arrombamentos, pisos, forros. Coisas que, inclusive, já estão sendo reparados”, disse Goulart.

Ele, no entanto, disse que apenas com o avanço dos trabalhos e com as análises a serem feitas por técnicos de cada área é que se vai poder afirmar definitivamente se os danos são ou não irreparáveis.

Em um segundo momento, o Iphan avaliará os bens móveis danificados ou destruídos pelos invasores que, descontentes com o resultado das eleições, vandalizaram prédios e áreas públicas dos Três Poderes.

Goulart explicou que, nos casos de obras de arte, muitas delas têm “valor incalculável” e vão requerer “técnicas específicas para recuperação”. “Em um segundo momento teremos resposta sobre reversibilidade ou não dos danos a esses elementos”, acrescentou.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 12/01/2023 16:05:14. Última edição: 12/01/2023 16:05:14

Tags: Iphan Ministério Da Cultura Relatório Atos Antidemocráticos Atos Golpistas Planalto Supremo Prédios Públicos

Leia também:

Relatório aponta aumento da violência policial e ataques à democracia

Relatório aponta aumento da violência policial e ataques à democracia

Além do aumento da violência policial, a Humans Rights Watch aponta crescimento dos crimes ambientais e contra populações indígenas, além de ataques à democracia no Brasil.

SP registra 762 obras paralisadas no terceiro trimestre de 2022

O estado de São Paulo registrou, no terceiro trimestre de 2022, 762 obras atrasadas e paralisadas. O número diminuiu em relação ao primeiro trimestre quando eram 845 obras atrasadas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi