Geral

Justiça aceita denúncia contra 16 pessoas por tragédia de Brumadinho

O acidente ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019 e causou a morte de 270 pessoas.

A Justiça Federal em Minas Gerais aceitou uma denúncia do Ministério Público e transformou em rés 16 pessoas e duas empresas. Elas foram responsabilizadas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. O acidente ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019 e causou a morte de 270 pessoas.

As 18 denúncias foram feitas pelo Ministério Público de Minas Gerais e confirmadas pelo Ministério Público Federal. E o processo criminal corre na 2ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte.

A advogada Ísis Táboas é diretora da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social na Bacia do Paraopeba. Ela conta que o recebimento da denúncia leva esperança para os familiares das vítimas.

A primeira-secretária da Avabrum, associação que representa os familiares de vítimas da tragédia em Brumadinho, Naiara Porto, espera que a justiça seja mais rápida.

As duas empresas denunciadas foram a mineradora Vale S.A. e a prestadora de serviços alemã Tüv Süd, que vão responder por crimes ambientais, de poluição e contra a fauna e a flora. Já as 16 pessoas foram acusadas pelos mesmos crimes e por 270 homicídios qualificados. Além disso, o Ministério Público pode oferecer novas denúncias a qualquer momento.

Os crimes ambientais atribuídos aos 18 réus prescreveram nesta quarta-feira.

A Tüv Süd informou que não comenta decisões judiciais. O advogado David Rechulski, que defende a Vale, afirmou que a denúncia tem mais de 24 mil páginas e foi aceita menos de 24 horas depois de chegar à justiça. Mas a defesa da mineradora disse não estar surpresa com isso, porque o foco principal do recebimento da denúncia seria evitar a prescrição dos crimes ambientais.

*Com produção de Salete Sobreira

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki - 25/01/2023 09:35:07. Última edição: 25/01/2023 09:35:07

Tags: Brumadinho Justiça Minas Gerais

Leia também:

Boate Kiss: 10 anos após a tragédia, nenhum réu foi responsabilizado

Em 2021, oito anos depois da tragédia, réus foram condenados pelo Tribunal do Júri a penas de 18 a 22 anos de prisão. Mas em agosto do ano passado, o Tribunal de Justiça do estado anulou a sentença e revogou a prisão.

Festival Cidade do Futuro movimenta São Paulo

Festival Cidade do Futuro movimenta São Paulo

Meta é difundir a cultura da inovação com novos meios de tecnologia. Pretende-se valorizar o triângulo formado pelo Largo São Bento, Pátio do Colégio e Largo São Francisco.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi