Geral

Justiça Federal derruba liminar que suspendeu Telegram no Brasil

Multa de R$ 1 milhão foi mantida

A Justiça Federal derrubou parcialmente a liminar que determinava a suspensão temporária do aplicativo Telegram no Brasil. A medida havia sido imposta pela Justiça Federal de Linhares, no Espírito Santo, depois do envolvimento de grupos extremistas no Telegram em um caso que resultou na morte de três professoras e uma aluna, além de 12 pessoas feridas, no município de Aracruz.  

Justiça Federal derruba liminar que suspendeu Telegram no Brasil
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

A ordem de suspensão completa do serviço foi considerada inadequada pelo desembargador federal Flávio Lucas O magistrado alegou que a medida estava afetando a liberdade de comunicação de milhares de pessoas não relacionadas ao caso. 

Apesar disso, a multa diária de R$ 1 milhão aplicada pela primeira instância foi mantida pelo desembargador  porque o Telegram descumpriu a determinação de fornecer os dados de todos os usuários de dois canais abertamente neonazistas da plataforma. A empresa alegou que não poderia fornecer os dados cadastrais dos integrantes do canal porque o grupo extremista teria sido excluído. 

Na decisão que permite ao Telegram voltar a operar no Brasil, o desembargador Flávio Lucas destacou que é necessário estabelecer regras mais claras e específicas para proteger a sociedade e os usuários, de forma equilibrada. 

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso - 29/04/2023 15:45:22. Última edição: 29/04/2023 15:45:22

Tags: Suspensão Telegram Justiça Federal

Leia também:

AGU usa postagens nas redes sociais para processar golpistas

Esta é a sétima ação da AGU contra participantes dos atos de 8 de janeiro que depredaram os prédios dos Três Poderes ou financiadores dos atos.

Lula vai a São Paulo para enterro de afilhada

Lula vai a São Paulo para enterro de afilhada

Planalto pede respeito ao momento pessoal e delicado e não confirma se o presidente vai comparecer ao tradicional ato do Dia do Trabalhador no Vale do Anhangabaú.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi