Geral

Lula assina decreto para ampliar proteção a pessoas vulneráveis

Segundo o governo, a medida dá mais proteção a comunidades tradicionais, povos indígenas, população de rua, além de atender a animais domésticos e silvestres, evitando a morte e deslocamento de espécies em situações de emergência.

Um decreto assinado nesta sexta-feira (10) pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva amplia a proteção a pessoas vulneráveis em caso de desastres e situações de emergência.

Lula assina decreto para ampliar proteção a pessoas vulneráveis

Segundo o governo, a medida dá mais proteção a comunidades tradicionais, povos indígenas, população de rua, além de atender a animais domésticos e silvestres, evitando a morte e deslocamento de espécies.

A publicação também altera a composição do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Agora, representantes estaduais, municipais e da sociedade civil de proteção e defesa vão participar do conselho, além da Secretaria-Geral da Presidência da República e ministérios.

E as reuniões que eram anuais passam a ser semestrais. Outro ponto importante do texto determina que o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil seja elaborado até 30 de novembro de 2024.

De acordo com o Governo, o objetivo das mudanças é garantir que o país adote ações mais assertivas em casos de desastres e emergências.

Isso, principalmente, após as tragédias registradas de Norte a Sul do país por causa de eventos climáticos extremos.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 10/11/2023 20:25:09. Última edição: 10/11/2023 20:25:09

Tags: Decreto Pessoas Vulneráveis Conselho

Leia também:

Saiba o que muda nos direitos do consumidor de telecomunicações

Saiba o que muda nos direitos do consumidor de telecomunicações

Novas regras determinam que operador informe ao consumidor a correta destinação dos equipamentos necessários aos serviços, ao fim da vida útil, e os riscos ambientais do descarte inadequado.

Ataque a hospitais de Gaza dificulta saída de brasileiros

Abertura das fronteiras para estrangeiros está condicionada à transferência dos feridos ao Egito, mas os confrontos em torno das unidades de saúde podem atrapalhar a logística.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi