Geral

MPF recomenda reforço na segurança de terra indígena no Pará

Sugestão foi enviada ao secretário nacional de Segurança Pública

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nessa sexta-feira (17), ao secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, uma recomendação para que a segurança na região de Novo Repartimento, no sudeste do Pará, seja ampliada.

Na última quarta-feira (15), servidores públicos que atendem os indígenas Parakanã foram intimidados por homens encapuzados. Os indígenas também têm sido abordados dessa mesma forma, alertou o MPF.

Ainda segundo o MPF, ameaças, atentados e tocaias contra esses povos originários vêm ocorrendo desde 2022, quando foram encontrados mortos três não indígenas na Terra Indígena Parakanã, conforme aponta o órgão, destacando que o poder público não tomou medidas para evitar a violência.

Recomendações

Entre as medidas sugeridas estão o aumento do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública na região de Novo Repartimento, em quantidade condizente com as ameaças enfrentadas. Além disso, o MPF recomendou a fixação de base temporária na rodovia Transamazônica, no Posto de Apoio Taxaokoakwera, até que o risco de conflito seja debelado.

Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade. O não acatamento infundado de uma recomendação ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente pode levar o MP a adotar medidas judiciais.

Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kelly Oliveira - 18/03/2023 17:55:07. Última edição: 18/03/2023 17:55:07

Tags: Novo Repartimento Segurança Pública Parakanã MPF Território Indígena

Leia também:

Iniciativa de entrega de marmitas é transformada em cozinha escola

Iniciativa de entrega de marmitas é transformada em cozinha escola

Projeto nasceu, na comunidade Heliópolis, em São Paulo, em meio à crise gerada pela pandemia, com trabalho voluntário. Agora, a alimentação continuará a ser produzida, mas será parte de processo educacional.

Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários

Manaus sofre com expansão urbana em assentamentos precários

Estudo aponta que ocupação desordenada em áreas de risco traz problemas ambientais graves, como ocorrência de desastres naturais e outros processos de degradação causados pela ação do homem.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi