Geral

Mutirão nacional emite certidão de nascimento à população vulnerável

Cerca de 2,7 milhões de pessoas - aproximadamente 2% da população - não possuem certidão de nascimento; índice ainda alto pode ser explicado por fatores como desinformação, analfabetismo, burocracia e comunidades isoladas.

O Brasil possui cerca de 2,7 milhões de pessoas que não possuem certidão de nascimento: 2% da população. E a maior parte é formada por pessoas em situação de rua. 

O índice ainda alto de brasileiros sem certidão de nascimento pode ser explicado por fatores como desinformação, analfabetismo, burocracia e comunidades isoladas.

Na tentativa de mudar esse quadro, um esforço concentrado em todo o país reúne, nesta semana, diversos órgãos, para emitir o documento à população socialmente vulnerável.

A iniciativa é da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e vai beneficiar também refugiados, povos originários, ribeirinhos, presos e egressos, além de pessoas em cumprimento de medidas de segurança ou situação manicomial.

A emissão da certidão de nascimento é importante porque com ela o cidadão passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos básicos garantidos, como à saúde e à educação. Ou seja, deixa de ser invisível. 

Além disso, com o registro, o cidadão pode tirar outros documentos importantes, como explica o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

"A partir deste documento, que é gratuito - mesmo em segunda ou terceira via, não importa: ele vai ao posto de atendimento e vai obter o documento. E a partir daí, ele pode obter título de eleitor, registro de identidade, ser encaminhado para os programas sociais, vai poder também se capacitar para obter trabalho...".

Durante o mutirão, as certidões vão ser emitidas, inclusive, eletronicamente, com o registro digital. E quem perdeu o documento ainda vai poder tirar uma segunda via. Caso da Julia Sabino, que chegou há dois dias a Brasília.

"Eu moro na rua daqui de Brasília, mas sou do Ceará. A coisa está difícil. Perdi tudo e vim aqui para pedir ajuda do Centro POP. E graças a Deus que tinha esse carro aqui para tirar documento, né?".

A Semana Nacional do Registro Civil, chamada de Registre-se!, acontece de hoje até sexta-feira (12) nas capitais de todo o país.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 08/05/2023 16:00:12. Última edição: 08/05/2023 16:00:12

Tags: CNJ Registre-se Certidão De Nascimento

Leia também:

UFRJ: concertos gratuitos têm Villa-Lobos e Pixinguinha no repertório

Primeira apresentação será nesta segunda-feira, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da universidade, no centro do Rio de Janeiro.

UFRJ: Concertos gratuitos têm Villa-Lobos e Pinxinguinha no repertório

Primeira apresentação será nesta segunda-feira, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da universidade, no centro do Rio de Janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi