CineOP homenageia Tony Tornado e destaca "música preta" em filmes
Entre os destaques da mostra, está Quilombo, clássico dirigido por Cacá Diegues, de 1984. O filme traz Tornado interpretando a figura histórica de Ganga Zumba, líder de Palmares.
Atos já ocorreram em outras capitais
O Rio de Janeiro foi palco nesta sexta-feira (23) de ato pelo clima e contra o desmonte socioambiental. Iniciativas com a mesma finalidade já aconteceram em Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e Brasília. O evento ocupou a Cinelândia, região central da cidade, e reuniu organizações, coletivos, representantes de povos originários, de partidos políticos e populares.
© Fernando Frazão/ Agência Brasil
Na semana que vem, serão realizados eventos similares no Ceará e em Goiás. A ideia é percorrer todas as capitais do país, segundo o coordenador nacional do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS), Pedro Ivo.
O ato, segundo Pedro Ivo, é um protesto contra o corte promovido pelo Congresso Nacional nos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e dos Povos Indígenas (MPI), embora já tenha havido vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que trata da organização básica dos órgãos da Presidência da República e da reestruturação dos ministérios.
“Além da parte de reestruturação ministerial, somos contrários a esse processo de retrocesso, como o Marco Temporal, que é um acinte”, manifestou o coordenador do FBOMS. “É como se os brancos estivessem aqui e os indígenas invadissem a terra deles”.
Para Pedro Ivo, o Congresso quer “sistematicamente implantar políticas contra o meio ambiente e os povos indígenas”.
O objetivo do ato é chamar a atenção da opinião pública para esses temas. A preocupação é que as medidas aprovadas pelos parlamentares impactem ainda mais as mudanças climáticas.
Segundo os organizadores, o chamado contra o desmonte socioambiental se deu a partir da aprovação da Medida Provisória 1.150, que impacta a restauração de florestas e abre brechas para mais desmatamento na Mata Atlântica; do relatório da MP 1.154, que esvazia os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e dos Povos Indígenas (MPI); e do Projeto de Lei 490, do Marco Temporal, que ameaça a demarcação de territórios indígenas.
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fernando Fraga - 23/06/2023 20:10:30. Última edição: 23/06/2023 20:10:30
Tags: Meio Ambiente Clima ONG Desmonte Socioambiental Ministérios Marco Temporal
Entre os destaques da mostra, está Quilombo, clássico dirigido por Cacá Diegues, de 1984. O filme traz Tornado interpretando a figura histórica de Ganga Zumba, líder de Palmares.
O Conselho Nacional de Trânsito publicou uma resolução para deixar mais clara a diferença entre ciclomotor, veículo autopropelido, bicicleta elétrica e motocicletas.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.