Geral

Pesquisa diz que 40% das pessoas querem regulação das mídias sociais

O Instituto Sivis entrevistou 1.128 pessoas e quis saber a opinião sobre assuntos como: os limites previstos na lei; experiências com autocensura; tolerância; e regulação das mídias sociais.

Liberdade de expressão é um tema de alta prioridade. Essa é a opinião de pessoas ouvidas em pesquisa realizada pelo Instituto Sivis, uma organização social sediada em Curitiba, Paraná.  

Pesquisa diz que 40% das pessoas querem regulação das mídias sociais

O estudo quis saber a opinião sobre assuntos como: os limites previstos na lei; experiências com autocensura; tolerância; e regulação das mídias sociais. 1.128 pessoas participaram.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos entrevistados não deixaram de expressar opiniões políticas com frequência, principalmente, em família; e nunca ou raramente deixaram de postar algum assunto em mídias sociais. 

Mas, há um grande desalinhamento da opinião pública sobre o significado da liberdade de expressão e sobre o que é ou não proibido em lei, como explica Jamil Assis, assessor de relações institucionais do Instituto Sivis. 

No estudo, 35% das pessoas ouvidas entendem que "defender publicamente que o STF está prejudicando a democracia” seria proibido; já outros 37% dizem que não.

Já 38% dos entrevistados afirmam que "é permitido protestar, pedindo intervenção militar"; mas, 42% discordam.  

Erik Moraes, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, no Maranhão, explica que um pedido de intervenção militar configura crime porque ultrapassa o limite de liberdade de expressão. De acordo com o advogado, um elemento comum da liberdade de expressão é a possibilidade de debate sem agressões ou mentiras. 

Quando o tema é regulamentação das redes sociais, 4 em cada 10 pessoas acreditam que tanto as empresas de mídias sociais quanto o Estado deveriam regular conteúdos; enquanto 3 em cada 10 sustentam que não deveria haver qualquer regulação por nenhuma das partes.  

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 17/08/2023 18:20:04. Última edição: 17/08/2023 18:20:04

Tags: Pesquisa Censura Mídias Sociais Regulação Liberdade De Expressão

Leia também:

Familiares de vítimas de violência policial pedem justiça no Rio

Familiares de vítimas de violência policial pedem justiça no Rio

Em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado, na zona sul da cidade, parentes exigiram o fim das mortes em operações policiais nas favelas e periferias.

PL que isenta pagamento de IPTU na Cracolândia é aprovado em 1º turno

PL que isenta pagamento de IPTU na Cracolândia é aprovado em 1º turno

O projeto ainda vai passar por audiências públicas antes de ir para segunda votação; e, depois, será enviado para sanção do prefeito. A medida vai beneficiar 947 imóveis comerciais e residenciais em seis ruas do centro de SP.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi