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Pesquisadores defendem transparência dos anúncios nas redes sociais

Os problemas identificados, de acordo com os pesquisadores, podem impactar a segurança e a privacidade dos usuários e até mesmo a estabilidade democrática de um país.

A falta de transparência e fiscalização adequada nos impulsionamentos de conteúdos patrocinados nas redes sociais leva à divulgação em massa de anúncios golpistas e falsos no meio digital.

Pesquisadores defendem transparência dos anúncios nas redes sociais
© Dado Ruvic

A conclusão é da equipe de pesquisa do Netlab, Laboratório de Internet e Mídias Sociais da UFRJ com base na série de estudos realizados em parceria com a organização internacional Global Witness.  

Durante mais de um ano, as pesquisas tiveram como foco as plataformas do grupo Meta que controla, entre outros, o Instagram, Facebook, Whatsapp,  

Os problemas identificados, de acordo com os pesquisadores, podem impactar a segurança e privacidade dos usuários e até mesmo a estabilidade democrática de um país.  

Carlos Eduardo Barros, coordenador de projetos e pesquisador assistente do Laboratório, destaca que muitos dados importantes dos anúncios não são públicos e que é fundamental que haja transparência das informações nessas plataformas.  

De acordo com o pesquisador, a moderação dos anúncios pelas plataformas inclui várias etapas e tanto a análise computacional como a humana são bastante precarizadas, principalmente em países mais periféricos.  

Um dos estudos, divulgado pelo Netlab em fevereiro, identificou a veiculação de ao menos 185 anúncios de caráter golpista, como ameaças à integridade das urnas eletrônicas e incitações de golpe após a eleição do presidente Lula.  151 deles, de acordo com o estudo, não foram classificados adequadamente pela Meta.  

Os pesquisadores defendem a regulamentação do assunto, com a participação da sociedade e debate sobre transparência e acesso aos dados.    

Em nota, a Meta informou que pequenas amostras de anúncios não são representativas da escala do trabalho que é feito nas plataformas e que antes e depois das eleições de 2022, no Brasil, centenas de milhares de conteúdos foram removidos por violação das políticas da empresa. A Meta informou ainda que investe significativos recursos para proteger as pessoas de anúncios enganosos.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 04/07/2023 21:15:06. Última edição: 04/07/2023 21:15:06

Tags: Meta Impulsionamento Anúncios Transparência Fiscalização

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