Geral

PF deflagra 14ª fase da Operação Lesa Pátria

Estão sendo cumpridos dez mandados de prisão preventiva

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) a 14ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que participaram dos fatos ocorridos em 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

PF deflagra 14ª fase da Operação Lesa Pátria
© Divulgação/Polícia Federal

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos dez mandados de prisão preventiva, sendo dois no Distrito Federal, dois em Goiás, um na Paraíba, dois no Paraná e três em Santa Catarina, além de 16 mandados de busca e apreensão na Bahia, em Goiás, na Paraíba, no Paraná, em Santa Catarina e no Distrito Federal.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.”

Ainda de acordo com a nota, os alvos da operação são suspeitos de terem fomentado o que a corporação se refere como “Festa da Selma”, codinome utilizado para se referir às invasões.

“O termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam ainda termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.”

 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 17/08/2023 08:50:12. Última edição: 17/08/2023 08:50:12

Tags: PF Operação Lesa Pátria Fatos Ocorridos Em 8 De Janeiro Congresso Nacional Stf Palácio Do Planalto

Leia também:

Senado aprova auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica

Senado aprova auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica

O projeto altera a Lei Maria da Penha e coloca esse direito entre as medidas protetivas.

Show no Rio marca 90 anos do cantor e compositor Monarco

Show no Rio marca 90 anos do cantor e compositor Monarco

Mulher do compositor, Olinda, lembra momentos que viveu com ele e diz que cultiva sua memória. "Legado que deixou para nós e o universo, não pode se apagar".

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi