Geral

Portaria do Incra reconhece território quilombola no Piauí

Área, no município de Queimada Nova, tem 932 mil hectares

Portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União reconhece e declara como terra da Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro uma área de 932 mil hectares localizada no município de Queimada Nova (PI). 

Portaria do Incra reconhece território quilombola no Piauí
© José Cruz/ Agência Brasil

De acordo com o Incra, a ocupação da área com os primeiros moradores data de 1861. Atualmente, a comunidade é formada por 23 famílias, aproximadamente 115 pessoas – a maioria pequenos agricultores que não têm a propriedade efetiva da terra, mas a posse por herança.  

“As casas dos quilombolas são construídas de adobe, cobertas de telhas, sem reboco e com piso de pedras. A Sumidouro está situada em área pedregosa, rodeada de morros e serras, tendo como vegetação predominante a caatinga, com a presença de aroeiras, juazeiros, umbuzeiros, mandacarus, pereiros, paus d’arco, umburanas e marmeleiros.” 

Os pequenos agricultores, segundo o instituto, trabalham no cultivo de milho, feijão, algodão, da mandioca, melancia, mamona, abóbora e do capim, além da criação de aves, suínos, ovinos e caprinos. No Sumidouro, há ainda três olhos d’água e poços naturais, com água de boa qualidade. 

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 26/05/2023 13:15:07. Última edição: 26/05/2023 13:15:07

Tags: Incra Portaria Quilombolas Piauí Titulação

Leia também:

Coleta de dados do Censo 2022 termina neste domingo

Ao participar de reunião com demógrafos e estatísticos do Brasil e de vários outros países, na última semana, o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo admitiu erros e acertos desde o início da realização do Censo, em 1º de agosto do ano passado.

Prorrogada presença da Força Nacional na Terra Indígena Pirititi

É a terceira vez que o governo prorroga a presença do contingente na região. Portaria prevê permanência por mais 90 dias, até 27 de agosto.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi