Geral

Problemas estruturais em prédios de PE são alvo de plano de ação

Em Pernambuco, está sendo traçado um plano de ação para solucionar os problemas estruturais dos prédios financiados pelo Sistema Financeiro Habitacional nos municípios da Região Metropolitana do Recife. Segundo o TJ pernambucano, prefeitos, Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Federal, Caixa Econômica Federal, Seguradoras, entre outras entidades, vão fazer o mapeamento conjunto desses prédios para que sejam colocadas, em prática, a desocupação e a demolição, se necessário. Está prevista t

Em Pernambuco, está sendo traçado um plano de ação para solucionar os problemas estruturais dos prédios financiados pelo Sistema Financeiro Habitacional nos municípios da Região Metropolitana do Recife. 
 
Segundo o TJ pernambucano, prefeitos, Defesa Civil, Ministério Público Estadual e Federal, Caixa Econômica Federal, Seguradoras, entre outras entidades, vão fazer o mapeamento conjunto desses prédios para que sejam colocadas, em prática, a desocupação e a demolição, se necessário. 
 
Está prevista também a elaboração de um plano de habitação para os moradores desses locais. Ficou estabelecido que os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, e Paulista entreguem ao TJ de Pernambuco, até o dia 14 de agosto, a relação dos prédios que se encontram com maior risco de desabamento, para ser encaminhada à Caixa Econômica Federal, em Brasília.  
 
Nas Justiças Estadual e Federal de Pernambuco há cerca de seis mil processos que versam sobre problemas estruturais dos edifícios. O desembargador Erik Simões, do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, destacou que a iniciativa coletiva não busca indicar ou punir culpados, mas fazer a imediata desocupação e demolição dos prédios indicados no levantamento e a realocação dos atuais moradores.   
  
Simões reforça que questões jurídicas e de responsabilidade serão resolvidas em paralelo, com direito a contraditório e à ampla defesa, em todos os níveis e graus de jurisdição.  
  
A próxima reunião com prefeitos da região metropolitana, Defesa Civil, representantes do judiciário, das seguradoras, da União e da Caixa está prevista para o dia 31 de agosto.
 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Rádio Nacional em São Luís / Edição: Nadia Faggiani/ Suzana Guimarães - 09/08/2023 16:20:22. Última edição: 09/08/2023 16:20:22

Tags: Prédios De Pernambuco Plano De Ação Risco De Desabamento

Leia também:

Transporte público perdeu 8 milhões de passageiros entre 2019 e 2022

Em 2019, no período pré-pandemia, eram em torno de 33 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia, número que caiu para 25 milhões no ano passado.

Cúpula da Amazônica divulga comunicado conjunto

Cúpula da Amazônica divulga comunicado conjunto

Preservação das florestas, redução das causas do desmatamento e da degradação florestal, bem como à conservação e valoração da biodiversidade são metas do documento final.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi