Geral

Quase 70% do total de pessoas presas no Brasil são negros

Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que o número de pessoas negras presas no país é o maior já registrado pela série histórica desde 2005. 

Mais de 68% do total de pessoas presas são negras, o que representa mais de 442 mil pessoas. Em 2005, os negros somavam 58% de todos os presos no país, 10% a menos. 

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, esses números escancaram o racismo estrutural da sociedade, ressaltando ainda que a “seletividade penal tem cor”. 

Já a quantidade de presos e presas no sistema carcerário brasileiro aumentou, passando de 815 mil para 826 mil pessoas privadas de liberdade. Assim, o sistema está operando acima de sua capacidade, com 230 mil pessoas a mais do que os presídios comportam hoje. 

Pelas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o governo irá anunciar, nesta sexta-feira, medidas específicas para proteção às mulheres e contra o racismo. 

Será apresentado um plano específico para Amazônia, onde a violência cresce. Também está prevista a implementação de operações integradas com estados e políticas focadas nos 163 municípios mais violentos. Além do controle ao armamentismo irresponsável, segundo Dino. 

 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 20/07/2023 21:00:05. Última edição: 20/07/2023 21:00:05

Tags: Presos Negros Anuário Do Fórum Brasileiro De Segurança Pública

Leia também:

Racismo e homofobia crescem quase 70% em 2022

Já os crimes de homofobia ou transfobia tiveram aumento de 53%, passando de 326 casos para 488, no ano passado. Sendo o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás com as maiores taxas de denúncias no país.

Plataformas de "frila" devem se aprimorar para garantir trabalho digno

Segundo estudo do Projeto Fairwork, relação estabelecida nas plataformas pode evoluir para a insensibilidade com os profissionais que fazem "frilas" e contribuir para a precarização e até desumanização do trabalho.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi