Geral

Responsáveis por menores poderão acompanhar trajeto até o embarque

A nova regra foi instituída por uma resolução da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, com o objetivo de aumentar o conforto e a segurança dos menores e seus responsáveis no trajeto entre a área pública e a sala de embarque.

A partir de março, menores que viajam desacompanhados em voos domésticos podem ser conduzidos por responsável até a sala de embarque e a partir da sala de desembarque no final da viagem. 

A nova regra foi instituída por uma resolução da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, com o objetivo de aumentar o conforto e a segurança dos menores e seus responsáveis no trajeto entre a área pública e a sala de embarque.

A medida permite que o operador aéreo conceda uma autorização de acesso ao acompanhante do menor até o portão de embarque após sua identificação. Além disso, o acompanhante fica sujeito aos mesmos procedimentos de inspeção de segurança de passageiros.

Segundo a ANAC, por ser uma prerrogativa dos operadores aéreos e aeroportuários, o acesso do acompanhante poderá ser limitado a determinados aeroportos, rotas ou empresas aéreas. 

Em nota, A Gol Linhas Aéreas informou que não transporta crianças de 0 a 8 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos. A GOL informa que está ciente da resolução e seguirá atuando "para prestar o melhor serviço aos seus clientes".

Já a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou, em nota, que atualmente menores desacompanhados podem viajar em voos domésticos da companhia desde que tenham a partir de oito anos completos, portarem Formulário de Menor Desacompanhado e que o voo seja direto. Quanto à resolução, a Azul diz que analisa, em conjunto com a ANAC e demais envolvidos, a recente alteração.

Nós também tentamos contato com a Latam, mas a companhia área não respondeu até o fechamento desta reportagem. 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 27/02/2023 21:00:05. Última edição: 27/02/2023 21:00:05

Tags: Anac Menores Desacompanhados Voos Embarque

Leia também:

Antropóloga promete dar continuidade ao trabalho de Bruno Pereira

Antropóloga promete dar continuidade ao trabalho de Bruno Pereira

Viúva do indigenista assassinado assume Diretoria de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, do Ministério dos Povos Indígenas

Homicídio, furto e estupro crescem no estado de São Paulo em janeiro

Dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam aumento na apreensão de armas, drogas, recuperação de veículos e prisões em flagrante.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi