Geral

Semana Nacional do Registro Civil começa nesta segunda

O mutirão pretende entregar quase 3 milhões de certidões de nascimentos em todas as capitais do país. Os atendimentos vão ocorrer nos locais frequentados pela população de rua, como centros de assistência social.

A partir desta segunda-feira (8), um mutirão pretende entregar quase 3 milhões de certidões de nascimentos em todas as capitais do país.

A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça segue até sexta-feira e vai atender pessoas vulneráveis, principalmente aquelas em situação de rua ou que vivem em abrigos.

Uma pesquisa do Ipea aponta que a população de rua no Brasil chegou a 280 mil, em 2022.

Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Caroline Tauk, o foco da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se é emitir as certidões de nascimento para pessoas que perderam o documento. Para isso, cartórios são parte do mutirão, mas outros documentos podem ser feitos.

Os atendimentos vão ocorrer nos locais frequentados pela população de rua, como centros de assistência social. Os documentos são importantes para que as pessoas tenham acesso a benefícios sociais, diz a juíza Caroline Tauk.

A proposta do CNJ é que a Semana Nacional do Registro Civil seja uma ação permanente e aconteça pelo menos uma vez por ano.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 08/05/2023 08:35:08. Última edição: 08/05/2023 08:35:08

Tags: Certidões De Nascimento Mutirão CNJ Registros

Leia também:

STF começa a julgar mais 250 denúncias contra acusados do 8 de janeiro

Este é o quarto bloco de denúncias submetidas ao colegiado, somando 800 até o momento. No julgamento, o Supremo vai decidir se abre ações penais contra mais 250 acusados, ambos de relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Artista alagoana expõe no Rio pinturas sobre novelas e cotidiano rural

Artista alagoana expõe no Rio pinturas sobre novelas e cotidiano rural

Obras de Roxinha, de 69 anos, estão no Museu do Pontal, e podem ser vistas de quinta a domingo, das 10h às 17h30. Entrada é gratuita.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi