Saiba mais sobre o Plano Brasil Sem Fome que busca segurança alimentar
Entre as metas do plano estão reduzir a pobreza e o número de pessoas sem acesso a uma alimentação adequada com os nutrientes capazes de manter o organismo saudável.
De acordo com a lei aprovada no ano passado, o piso para enfermeiros é de R$ 4.750, enquanto técnicos de enfermagem recebem no mínimo 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras recebem 50%.
O Senado Federal entrou com um recurso no STF para garantir o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem. De acordo com a lei aprovada no ano passado, o piso para enfermeiros é de R$ 4.750, enquanto técnicos de enfermagem recebem no mínimo 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiras recebem 50%.
Recentemente, o STF condicionou o pagamento do piso aos profissionais do setor público nos estados e municípios a uma "assistência financeira complementar" prestada pela União. Outra mudança foi a condição do pagamento do piso aos profissionais do setor privado, que passa a depender da aprovação do valor em acordo coletivo. Além disso, o Supremo determinou que o piso deve ser pago aos profissionais com carga horária semanal de 44 horas, reduzindo o valor salarial para aqueles com carga inferior à máxima permitida pela legislação.
Diante dessas mudanças, a Advocacia-Geral do Senado alega que a decisão que restringiu o pagamento tem "contrações, omissões e obscuridades" e pede a aplicação "plena e imediata" da Lei do Piso. O Senado argumenta que a decisão do STF caracteriza atividade legislativa por parte do Poder Judiciário, o que configuraria violação do princípio da separação dos poderes.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou em suas redes sociais que a iniciativa busca implementar o piso nos moldes do que foi decidido pelo Congresso Nacional.
A carga horária também é um ponto de debate, uma vez que o Senado argumenta que a lei não fixou o pagamento do piso a uma jornada de 44 horas. De acordo com a Casa Legislativa, há um predomínio da jornada de 40 horas semanais para o setor público; e uma variação mais recorrente entre 30h, 36h e 40h semanais, ou 12 por 36 horas, no setor privado.
Os advogados do Senado sustentam que os acordos e negociações coletivas de trabalho só podem se sobrepor à Constituição para assegurar situação mais vantajosa aos profissionais, jamais para restringir o âmbito de proteção constitucional. A ação também considera que a decisão do Supremo viola a isonomia entre os profissionais da enfermagem do setor público e privado.
Ainda não há uma decisão definitiva sobre o assunto. O recurso apresentado pelo Senado agora será analisado pelo STF, que deverá se posicionar sobre a questão.
Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 01/09/2023 11:20:16. Última edição: 01/09/2023 11:20:16
Tags: Pagamento Piso Da Enfermagem Senado Recurso Stf
Entre as metas do plano estão reduzir a pobreza e o número de pessoas sem acesso a uma alimentação adequada com os nutrientes capazes de manter o organismo saudável.
Marcus Vinicius Cardoso Fazenda foi denunciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar). Acidente ocorreu em julho deste ano no Recreio dos Bandeirantes.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.