Mostra Portinari Raros, em Brasília, apresenta misturas do gênio
Exposição, que estreou na última semana no Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada gratuita, tem mais de 200 obras menos conhecidas ou até desconhecidas do artista
O STF julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Placas contra a resolução do Contran que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no Brasil.
O Supremo Tribunal Federal reconheceu a validade de norma do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece que os serviços de fabricação e estampagem de placas de identificação de veículos serão feitos por meio do credenciamento.
A decisão por unanimidade é resultado da sessão virtual encerrada no dia 25 de agosto.
O STF julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Placas contra a resolução do Contran que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no Brasil. Entre outros pontos, a associação alegava que a atuação do Contran seria contrária à autonomia dos estados.
Outro argumento era de que, os Detrans teriam a possibilidade de contratação ilegal assim como inconstitucional, o que permitiria a instalação de placas de identificação fora do estipulado nas normas internacionais.
Em seu voto, o relator da ação, ministro Alexandre de Moraes explicou que há situações em que a administração pública pode adotar o sistema de credenciamento. No entanto, isso tem de ser feito pelos princípios constitucionais da impessoalidade, da publicidade, da moralidade e da eficiência e por requisitos a serem preenchidos pelos interessados.
O ministro ressaltou que, em relação à violação da autonomia dos estados, a definição desses serviços está entre as competências do Contran, a quem cabe estabelecer normas sobre registro e licenciamento e sobre as placas veiculares. Por fim, Moraes destacou que a atuação do órgão está legitimada na competência da União para legislar sobre trânsito e transporte
Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Radio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso - 04/09/2023 09:35:04. Última edição: 04/09/2023 09:35:04
Tags: Contra Stf Placas Veículos
Exposição, que estreou na última semana no Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada gratuita, tem mais de 200 obras menos conhecidas ou até desconhecidas do artista
Artista foi atropelado na Barra da Tijuca, na madrugada de sábado (2), por um motorista de aplicativo. O ator de 34 anos está internado no Hospital Copa D’Or.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.