Geral

Usina de Angra 1 é multada por liberar material radioativo no mar

A Justiça Federal deu 30 dias para a Eletronuclear prestar informações sobre o vazamento do material radioativo em Angra dos Reis.

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, multou duas vezes a Usina de energia nuclear Angra 1, em cerca de R$ 2 milhões por descarte irregular de substância radioativa e outra em R$ 101 mil por descumprimento de condicionante estabelecida na Licença de Operação que autoriza o funcionamento do empreendimento.

O acidente radioativo aconteceu em setembro do ano passado, mas a Eletronuclear, que é responsável pela operação da usina, só comunicou às autoridades de fiscalização 21 dias depois, porque a empresa considerou que a substância liberada na água era de baixo teor radioativo e tratou o fato como um incidente operacional.

A multa chegou à Eletronuclear na semana passada e em nota divulgada somente nessa quinta-feira (23), a empresa informou que vai recorrer do auto de infração.

De acordo com o Ibama, a denúncia do vazamento de substância radioativa na baía de Itaorna, em Angra dos Reis, chegou ao órgão no dia 29 de setembro e mesmo depois de vários contatos, inclusive com a CNEM, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, somente em 30 de janeiro deste ano, a Eletronuclear reconheceu oficialmente em carta a ocorrência de vazamento no empreendimento.

O Ibama considerou que a Eletronuclear descumpriu a condicionante ambiental da Licença de Operação, que determina que “os acidentes ambientais deverão ser comunicados imediatamente após o ocorrido.”  

E estuda medidas adicionais para evitar que episódios semelhantes voltem a ocorrer.

A Justiça Federal deu 30 dias, a contar a partir do dia 22 de março, para a Eletronuclear prestar informações sobre o vazamento do material radioativo em Angra dos Reis.

A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal. Defende que a Eletronuclear faça a análise completa da possível contaminação de água, solo e ar, bem como de eventuais impactos na saúde humana e na vida das pessoas decorrentes do vazamento.

Na ação civil pública, o Ministério Público Federal considera que a Eletronuclear teria tentado esconder o incidente e pede a responsabilização da estatal.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso - 24/03/2023 12:40:13. Última edição: 24/03/2023 12:40:13

Tags: Eletronuclear Usina Angra1 Multa Material Radioativo

Leia também:

PF destrói três balsas usadas em garimpo ilegal no Vale do Javari

Toda a atividade de lavra de ouro é irregular no Vale do Javari e as ações serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no estado do Amazonas, diz PF.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi