Internacional

Até domingo, presidente Lula cumpre agenda na África

Nesta terça-feira, começam as participações na 15ª cúpula do Brics, depois Lula segue para Angola, onde tem uma reunião bilateral com o presidente João Lourenço, na capital Luanda, entre sexta e sábado. No último dia da viagem, o presidente vai à terceira capital africana: São Tomé, em São Tomé e Príncipe.

O presidente Lula cumpre extensa agenda na África pelo menos até o próximo domingo. Nesta terça-feira, começam as participações na 15ª cúpula do Brics, que vai até a quinta-feira. 

Até domingo, presidente Lula cumpre agenda na África

O grupo é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que está na presidência temporária. E é por isso que o lema do encontro é  Brics e África: Parceria para Crescimento Mútuo Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo. 

Muitos assuntos importantes devem ser debatidos pelos países-membros e, também, por cerca de 40 nações convidadas. Entre eles: governança global, recuperação econômica, cooperação entre países em desenvolvimento, combate à fome, mudança do clima e transição energética. Outra discussão prevista é a entrada de mais países no Brics. 

Para isso, nos próximos três dias foram programadas cerca de 170 reuniões – presenciais e online-, sendo 20 em nível ministerial. 

A parceria entre os membros do Brics é importante em diversos aspectos, inclusive no comercial. Para se ter uma ideia, entre janeiro e este mês de agosto, o fluxo comercial com os demais países do Brics, entre importações e exportações do Brasil, foi de U$ 102 bilhões. 

Depois do Brics, Lula segue para Angola, onde tem uma reunião bilateral com o presidente João Lourenço, na capital Luanda, entre sexta e sábado. Por lá, Lula também participa de um seminário, sobre o Programa de Desenvolvimento Regional do vale do Cunene, na parte sul do país. E de um evento com cerca de 60 empresários brasileiros. 

No último dia da viagem, no domingo, o presidente vai à terceira capital africana: São Tomé, em São Tomé e Príncipe, onde participa da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A comunidade é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, justamente porque todos eles têm o português como idioma. 

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 21/08/2023 16:35:04. Última edição: 21/08/2023 16:35:04

Tags: Lula África Brics Agenda

Leia também:

Rio de Janeiro será sede do Encontro da Juventude do G20 em 2024

Rio de Janeiro será sede do Encontro da Juventude do G20 em 2024

Anúncio foi feito no encerramento da edição deste ano, neste domingo (20), em Varanasi, na Índia. Ainda não há data definida para o encontro na capital fluminense.

Encontro da Juventude do G20 de 2024 será no Rio de Janeiro

Encontro da Juventude do G20 de 2024 será no Rio de Janeiro

O Y20 é um dos 12 grupos de engajamento do G20 e reúne representantes da sociedade em torno de temas ligados à juventude, como novas tecnologias e o futuro do mercado de trabalhos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi