Internacional

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta do Brasil sobre conflito

Com o veto dos Estados Unidos, o projeto brasileiro de resolução dos Conflitos no Oriente Médio foi rejeitado pelo Conselho de Segurança da ONU, nesta quarta-feira (18).

Com o veto dos Estados Unidos, o projeto brasileiro de resolução dos Conflitos no Oriente Médio foi rejeitado pelo Conselho de Segurança da ONU, nesta quarta-feira (18). 12 nações foram a favor da proposta brasileira. Duas se abstiveram sobre o documento: Reino Unido e Rússia.

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta do Brasil sobre conflito

Em Nova Iorque, a embaixadora dos EUA no Conselho de Segurança, Linda Thomas-Greenfield, justificou o veto do país norte-americano.

Enquanto os conselheiros se reuniam, em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fazia uma declaração em Tel Aviv, reforçando o apoio a Israel. Após o veto do país norte-americano, o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, lamentou e disse que o Brasil fez o possível.

O conselho de segurança tem 15 membros. Para uma resolução ser aprovada é preciso que nove nações votem a favor e que nenhum país de assento permanente vete a proposta: EUA, China, Rússia, França e Reino Unido. A proposta brasileira foi rejeitada justamente pelo veto dos EUA.

O documento brasileiro analisado pelo Conselho de Segurança condena o que chama de “ataques terroristas atrozes do Hamas” que ocorreram em Israel a partir de 7 de outubro. Pede, também, a suspensão da ordem de Israel para que civis e pessoas das Nações Unidas sigam para o Sul da Faixa de Gaza. O projeto ainda pede que seja aberto um corredor humanitário para que a ONU e outras organizações levem ajuda às pessoas na região.

O Conselho de Segurança é um comitê das Nações Unidas criado para garantir a paz e a segurança internacional. É o único órgão internacional que pode autorizar o uso da força, por meio de intervenções, em caso de ameaças e violações à paz. 

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 18/10/2023 16:15:05. Última edição: 18/10/2023 16:15:05

Tags: Conflito No Oriente Médio ONU Proposta Hamas Israel Faixa De Gaza

Leia também:

Governo do Brasil condena ataque a hospital em Gaza

Na nota divulgada pelo Itamaraty, país "repudia nos mais fortes termos ataques a alvos civis, sobretudo a estruturas de saúde".

Oriente Médio: 150 brasileiros aguardam ser repatriados

Oriente Médio: 150 brasileiros aguardam ser repatriados

Foram seis voos desde o dia 10, sendo que o último, com 221 brasileiros, deve chegar ao país na madrugada desta quinta, totalizando 1.137 brasileiros de volta ao país.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi