Internacional

PF cumpre mandados em 7 estados, em nova fase da Operação Lesa Pátria

Ao todo são mais de 50 mandados de busca e apreeensão

A Polícia Federal deflagrou na manhã nesta terça-feira (5) a 16ª fase da Operação Lesa Pátria, para identificar financiadores e pessoas que fomentaram os atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes do dia 8 de janeiro.

PF cumpre mandados em 7 estados, em nova fase da Operação Lesa Pátria

De acordo com a PF, 53 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em sete estados, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Deste total, 12 estão sendo cumpridos em São Paulo; 26 em Minas Gerais; seis no Paraná; três em Santa Catarina; dois no Mato Grosso do Sul; e dois no Ceará.

“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, informou em nota a PF referindo-se “à violência e ao dano generalizado” praticado contra “imóveis, móveis e objetos” do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.

Ainda segundo a PF, a investigação apura a prática de crimes como os de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Até o momento, a Lesa Pátria já cumpriu 78 mandados de prisão; 277 mandados de busca e apreensão; e instaurou 17 inquéritos.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 05/09/2023 09:00:18. Última edição: 05/09/2023 09:00:18

Tags: Operação Lesa Pátria Stf Atos Golpistas 8 De Janeiro Polícia Federal

Leia também:

Equipes procuram por vítimas de chuvas na Espanha

Equipes procuram por vítimas de chuvas na Espanha

As tempestades repentinas de domingo e início desta segunda-feira atingiram regiões de Madrid, Castela-la Mancha, Catalunha e Valência, deixando um rastro de destruição. Pelo menos três pessoas estão desaparecidas.

Ucrânia: ministro da Defesa apresenta pedido de demissão

Ucrânia: ministro da Defesa apresenta pedido de demissão

Zelensky anunciou, nesse domingo (3) à noite, que Oleksi Reznikov será substituído por Rustem Umerov, um líder da comunidade tártara da Crimeia.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi