Justiça

Alexandre de Moraes pede vista em processo sobre contribuição sindical

O que está sendo julgado pelo STF é o processo que pode decidir sobre a legalidade da contribuição dos trabalhadores aos sindicatos, inclusive para os não filiados.

Julgamento sobre contribuição sindical é suspenso no Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo, o que dá mais tempo ao magistrado para analisar um caso.  

O que está sendo julgado pelo STF é o processo que pode decidir sobre a legalidade da contribuição dos trabalhadores aos sindicatos, inclusive para os não filiados.  

Na última terça-feira o ministro Gilmar Mendes havia mudado o voto para apoiar a legalidade da contribuição aos sindicatos, acompanhando o voto do ministro Luís Roberto Barroso, para quem a contribuição é válida caso seja garantido o direito de oposição dos trabalhadores.  

A contribuição seria aprovada em assembleia e valeria para todos os trabalhadores. Ela seria descontada no contracheque, desde que aprovada em acordo ou convenção coletiva. O trabalhador ainda teria direito de fazer oposição ao desconto. 

A reforma trabalhista de 2017 passou a exigir autorização dos trabalhadores para descontos a favor dos sindicatos. O STF julga os embargos de declaração que pode modificar o entendimento sobre como se dará essa autorização de desconto, inclusive de não filiados aos sindicatos.   

Essa contribuição sindical seria diferente do antigo imposto sindical, que era cobrado compulsoriamente de todos os empregados no mês de maio com um dia de trabalho. No novo modelo a contribuição precisa de aprovação em assembleia e do aval de um acordo coletivo.  

O julgamento no STF ocorre em plenário virtual. Com pedido de vista, o ministro Alexandre de Moraes tem 90 dias para análise, caso contrário, a proposta retornaria para julgamento no plenário do Supremo.  

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 21/04/2023 21:30:07. Última edição: 21/04/2023 21:30:07

Tags: Stf Contribuição Sindical Sindicatos Desconto

Leia também:

STF forma maioria para tornar reús 100 denunciados por atos golpistas

Além do relator, ministro Alexandre de Moraes, votaram pelo recebimento das denúncias: os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Fux e a presidente, Rosa Weber.

STF determina quebra de sigilo das imagens do Palácio em 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes ainda ordenou o envio, em 48 horas, de todo o material existente para o STF.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi