Justiça

Audiência de custódia deve ser realizada em todos tipos de prisões

Maioria do Supremo confirma decisão individual de Edson Fachin

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (3), maioria de votos para confirmar que audiências de custódia devem ser realizadas em todas as modalidades de prisão. O julgamento é realizado no plenário virtual da Corte.

Audiência de custódia deve ser realizada em todos tipos de prisões
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

Com a decisão, o Supremo definiu que, além de prisões em flagrante, as audiências também devem ser realizadas nos casos de prisões preventivas, temporárias, preventivas para extradição, por violações de medidas cautelares e definitivas para cumprimento de pena.

O mecanismo da audiência de custódia determina que o preso deve ser apresentado em 24 horas ao juiz competente para reavaliação da medida. Durante a audiência, o juiz decide pela manutenção da prisão, liberdade provisória ou aplicação de medidas alternativas ao cárcere, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.

O entendimento do Supremo foi estabelecido ao referendar uma decisão individual do ministro Edson Fachin, que estendeu, em 2020, a realização das audiências para todos os tipos de prisão. Fachin atendeu ao pedido de liminar da Defensoria Pública da União (DPU).

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 03/03/2023 19:15:11. Última edição: 03/03/2023 19:15:11

Tags: Stf Audiência De Custódia Prisão

Leia também:

Resgatados de trabalho análogo ao escravo relatam que têm provas

O advogado dos 14 trabalhadores, Daniel Cruz Junior, afirma que as pessoas sofriam agressões verbais e físicas. Grupo tem vídeos, fotos e documentos que comprovam as ações e está formalizando uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

STF vai debater regras do Marco Civil da Internet em audiência pública

STF vai debater regras do Marco Civil da Internet em audiência pública

Reunião para tratar de ações contra desinformação e discurso de ódio seria realizada em 2020, mas foi adiada em função das restrições provocadas pela pandemia de covid-19..

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi