Justiça

Bucchianeri participa de última de sessão como ministra do TSE

Magistrada abriu mão de ser reconduzida após fim do biênio no cargo

A ministra substituta Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou hoje (3) de sua última sessão plenária na corte, após do fim de seu biênio no cargo. 

A magistrada abriu mão de ser reconduzida para um novo biênio como substituta. A decisão foi tomada depois de ter ficado de fora de uma lista quádrupla encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o preenchimento de duas vagas como titular do TSE.

À época, foram nomeados como efetivos do TSE os ministros André Tavares e Floriano Marques, cujos votos tem se demonstrado alinhados à posição do presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes. Bucchianeri, por sua vez, divergiu do magistrado em julgamentos relativos às Eleições 2022. 

Nesta quinta-feira (3), Moraes prestou homenagem a Bucchianeri, destacando que ela foi a primeira mulher a se tornar responsável pelos julgamentos sobre Propaganda Eleitoral, cargo que ocupou no pleito de 2022, além de ter sido a segunda mulher a integrar o TSE, em 91 anos, na cadeira reservada a juristas. 

Agora, caberá à presidência do TSE encaminhar ofício ao Supremo, para que o plenário daquela corte encaminhe nova lista tríplice a Lula, para o preenchimento da vaga de ministro substituto aberta na classe de juristas. 

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Maria Claudia - 03/08/2023 13:25:14. Última edição: 03/08/2023 13:25:14

Tags: TSE Maria Claudia Bucchianeri última Sessão

Leia também:

Zanin toma posse no cargo de ministro do STF nesta quinta-feira

Zanin toma posse no cargo de ministro do STF nesta quinta-feira

Cristiano Zanin ocupará vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente aos 75 anos. A cerimônia está prevista para as 16h.

Moraes multa Monark em R$ 300 mil por descumprimento de decisão

Moraes multa Monark em R$ 300 mil por descumprimento de decisão

Magistrado tomou decisão após ser informado pela área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que influenciador digital continua postando vídeos em novas contas.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi