Alexandre de Moraes decide soltar mais 173 presos por atos golpistas
Prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares, como cancelamento de passaporte, proibição de sair de casa à noite e aos fins de semana e apresentação semanal a um juiz.
Marcelo Bretas é alvo de três reclamações sigilosas que resultaram, nesta terça-feira (28), em processo administrativo disciplinar contra o magistrado. Uma das denúncias foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, que alega irregularidades na negociação de delações premiadas pelo juiz.
O CNJ - Conselho Nacional de Justiça decidiu afastar do cargo o juiz federal Marcelo Bretas enquanto ele for investigado por irregularidades na condução de processos.
Marcelo Bretas foi responsável pela operação Lava Jato no Rio de Janeiro e pelas prisões do ex-presidente Michel Temer, e ex-governador do Rio Sérgio Cabral.
Agora, Bretas é alvo de três reclamações sigilosas que resultaram, nesta terça-feira (28), em processo administrativo disciplinar contra o magistrado.
Uma das denúncias foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, que alega irregularidades na negociação de delações premiadas pelo juiz.
Outro processo foi aberto pelo atual prefeito do Rio Eduardo Paes, que diz ter sido prejudicado intencionalmente por Bretas na eleição de 2018. Na época, Bretas homologou uma delação premiada que envolvia Paes em um suposto esquema de propinas faltando poucos dias para as eleições que Paes concorria para o governo.
A terceira denúncia foi aberta pelo corregedor Nacional de Justiça, sobre possíveis irregularidades na prestação de serviços judiciais sob responsabilidade de Bretas.
Os advogados do juiz Marcelo Bretas, no processo, negaram qualquer irregularidade.
Em 2020, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região aplicou pena de censura à Marcelo Bretas por violação ao Código de Ética da Magistratura, após participar de dois eventos públicos com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 28/02/2023 21:20:09. Última edição: 28/02/2023 21:20:09
Tags: Juiz Afastado CNJ Marcelo Bretas
Prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares, como cancelamento de passaporte, proibição de sair de casa à noite e aos fins de semana e apresentação semanal a um juiz.
Medida foi anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, caso ex-presidente siga no exterior. Ele segue nos EUA sem previsão de retorno.
Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.
Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.