O ministro avaliou que a medida restabeleceu a ordem pública e o pleno funcionamento do sistema de segurança da capital federal, e ressaltou que as investigações continuam.
Com segurança reforçada na Esplanada dos Ministérios e o plenário do Supremo Tribunal Federal reconstruído, a sessão solene de abertura do Ano Judiciário ganhou um simbolismo maior em defesa da democracia após os atos de vandalismos na Praça dos Três Poderes ocorridos no dia 8 de janeiro.
Após o evento, em conversa com jornalistas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou o trabalho preventivo das forças de segurança nesta terça-feira (1º).
Dino comentou ainda sobre o resultado da intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O ministro avaliou que a medida restabeleceu a ordem pública e o pleno funcionamento do sistema de segurança da capital federal, e ressaltou que as investigações continuam.
No âmbito do DF, seis procedimentos disciplinares investigam as ações e omissões de policiais militares e comandantes durante o 08 de janeiro. Já no STF, sete inquéritos relacionados aos ataques investigam os crimes de terrorismo, associação criminosa, tentativa de golpe de Estado, entre outros previstos no Código Penal.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 01/02/2023 17:05:05. Última edição: 01/02/2023 17:05:05