Justiça

Dino diz que não há campanha para ser ministro do STF

Ministro da Justiça é um dos cotados para assumir vaga de Rosa Weber

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, disse nesta quarta-feira (20) que "não existe campanha" para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer "boas escolhas" nas indicações para a Corte.

Dino diz que não há campanha para ser ministro do STF
© Lula Marques/ Agência Brasil

No início desta noite, Dino participou de um evento no STF em comemoração aos 35 anos da Constituição. O ministro é um dos cotados para substituir a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, que se aposentará na próxima semana, ao completar 75 anos.

Dino, que foi juiz auxiliar do ex-ministro Nelson Jobim, disse que, pela história do Supremo, não há candidatura ou campanha para ser ministro da Corte. 

"Eu sempre soube, estudando a história do Supremo, que não existe candidatura a ministro do Supremo, não existe campanha para ministro do Supremo, não existe pleito, pedido e solicitação para ser ministro do Supremo. É uma designação do presidente da República e aprovação do Senado. Quando você enxerga as coisas assim, você fica muito tranquilo. Eu estou muito bem no Ministério da Justiça. Deixo o presidente Lula amadurecer a reflexão dele acerca das alternativas que ele tem. Tenho certeza que ele vai fazer boas escolhas", afirmou.

Com a saída de Rosa Weber, o STF terá apenas uma mulher, a ministra Carmen Lúcia, na composição do plenário. A posse de Luís Roberto Barroso, novo presidente do tribunal, está marcada para quinta-feira (28). Ele ficará no cargo por dois anos.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 20/09/2023 21:20:10. Última edição: 20/09/2023 21:20:10

Tags: Flávio Dino Stf Ministério Da Justiça

Leia também:

TJ-MG suspende provisoriamente recuperação judicial da 123 Milhas

TJ-MG suspende provisoriamente recuperação judicial da 123 Milhas

O desembargador Alexandre de Carvalho definiu que será realizada uma perícia para estabelecer as reais condições de funcionamento para reerguer a empresa. A suspensão atende a um pedido do Banco do Brasil, um dos credores da empresa.

CNJ mantém afastamento de Appio da Lava Jato em Curitiba

CNJ mantém afastamento de Appio da Lava Jato em Curitiba

Nova decisão foi motivada por liminar proferida ontem pelo ministro Dias Toffoli, do STF. A decisão suspendeu o processo disciplinar contra Appio, mas não decidiu sobre afastamento.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi