Justiça

Justiça anula posse do presidente da Apex

Jorge Vianna terá que provar fluência em inglês para comandar agência

A Justiça Federal em Brasília determinou, nesta segunda-feira (22), a anulação da posse do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Vianna. A decisão foi tomada pela juíza Diana Vanderlei, da 5ª Vara Federal no Distrito Federal.

Justiça anula posse do presidente da Apex
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A magistrada aceitou pedido de liminar protocolado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para afastar Vianna do cargo.

De acordo com a juíza, a Apex alterou regras internas para permitir que o ex-senador pudesse assumir a chefia da agência sem comprovar fluência em inglês, requisito que era indispensável para comandar o órgão antes das mudanças. "A retirada do requisito fluência ou nível avançado no idioma inglês incorre em nítida ilegalidade por desvio de finalidade, na medida em que vai de encontro aos objetivos da Apex-Brasil e beneficia o atual presidente irregularmente empossado no cargo", escreveu a juíza.

Na decisão, foi dado prazo até 6 de julho para que Vianna possa comprovar fluência em inglês avançado em conversação de negócios e consiga permanecer no cargo.

"Faculto também ao senhor Jorge Vianna trazer aos autos vídeos direcionados ao juízo, ou vídeos de palestras ou reuniões da Apex-Brasil, demonstrando a conversação do autor no referido idioma, no mais, o que achar oportuno de comprovação do requisito", concluiu.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria da Apex e aguarda retorno.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Nádia Franco - 22/05/2023 19:50:10. Última edição: 22/05/2023 19:50:10

Tags: Justiça Federal Apex Jorge Vianna Posse Anulada

Leia também:

Justiça do Rio mantém preventiva de acusados de matar congolês

Justiça do Rio mantém preventiva de acusados de matar congolês

Moïse Kabagambe trabalhava em um quiosque na Barra da Tijuca, onde foi agredido e morreu em 24 de janeiro de 2022. Família alega racismo e diz que ele foi morto por cobrar pagamento atrasado.

Semana da Conciliação busca acordos em processos trabalhistas

A estimativa é que, só na Justiça Trabalhista, são mais de 5,9 milhões de ações em andamento; Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que acontece de 22 a 26 de maio, quer dar mais rapidez à solução de processos e resolver conflitos.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi