Justiça

Justiça manda Incra dar andamento a titulação de comunidade quilombola

Processo está em andamento há 18 anos

A Justiça Federal da Bahia determinou que a União e o o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizem a titulação do território da Comunidade Quilombola de Sambaíba, no município de Riacho de Santana.

Pela decisão, a União e o Incra devem apresentar um cronograma para a realização de todas as etapas pendentes até a titulação do território em até 30 dias. No mesmo prazo, os órgãos também devem definir a previsão orçamentária e o aporte de recursos para o efetivo cumprimento no prazo estabelecido no planejamento, o que deve ocorrer em até 36 meses.

O processo relativo à titulação do território quilombola começou em 2005, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF). Entretanto, passados 18 anos, o Incra “ainda não teria concluído sequer o processo de regularização fundiária daquela comunidade”, uma das primeiras etapas, disse o procurador Ramiro Rockenbach da Silva Matos, responsável pelo caso.

O processo administrativo envolve diversas etapas, como identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação da propriedade. Na Justiça, o MPF argumentou que a demora, nesse caso, “ultrapassa em muito uma duração considerada razoável, acarretando sérios prejuízos do ponto de vista de manutenção de sua cultura e usos tradicionais”.

“O pedido abrange a concretização de direitos sociais básicos, notadamente relacionados à moradia e à proteção da cultura de uma comunidade histórica do país, não cabendo sua negativa sob a alegação de que os recursos do poder público seriam de tal forma escassos que inviabilizariam o deferimento”, diz a sentença da Justiça.

A Agência Brasil entrou em contato com o Incra e aguarda retorno.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 05/04/2023 13:25:22. Última edição: 05/04/2023 13:25:22

Tags: Quilombola Bahia Titulação Justiça Federal

Leia também:

PGR envia ao Supremo mais 203 denúncias sobre atos golpistas

PGR envia ao Supremo mais 203 denúncias sobre atos golpistas

Até o momento, não foi denunciado nenhum financiador ou mentor dos ataques. Prioridade dos casos se dá porque a maior parte se trata de pessoas presas ou alvo de alguma medida cautelar.

Ministro suspende boa-fé para atestar origem do ouro vendido no Brasil

Ministro suspende boa-fé para atestar origem do ouro vendido no Brasil

Magistrado atendeu pedido do Partido Verde, feito em ação direta de inconstitucionalidade, após a repercussão dos impactos humanitários e ambientais do garimpo ilegal na área Yanomami.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi