Justiça

Ministro do TSE envia para São Paulo ação contra Carla Zambelli

Deputada é acusada de postar desinformações sobre eleições de 2022

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou para a Justiça Eleitoral de São Paulo uma ação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). As acusações são de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por publicações supostamente desinformativas sobre o processo eleitoral e a atuação da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022.

Ministro do TSE envia para São Paulo ação contra Carla Zambelli
© Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A decisão foi assinada nessa segunda-feira (10). O processo é movido pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). No entendimento do ministro, o caso deve ser conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

“A corregedoria-regional eleitoral de São Paulo é o órgão competente para conhecer das ações de investigação judicial eleitoral relativas às eleições ocorridas naquela circunscrição estadual. Eventual aproveitamento de atos processuais praticados nas AIJEs presidenciais poderá ser efetivado por meio de cooperação judicial, caso solicitado o compartilhamento de provas por aquele juízo”, afirmou Gonçalves.

A defesa de Zambelli defendeu que o caso deveria ter andamento do TSE por ter conexão com outros processos que tratam sobre a mesma questão.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasilia / Edição: Marcelo Brandão - 11/07/2023 22:47:47. Última edição: 11/07/2023 22:47:47

Tags: Deputada Carla Zambelli TSE TRE-SP

Leia também:

Justiça atribui novas acusações a Jairinho e Monique

Desembargadores aceitaram recurso do Ministério Público para acrescentar o crime de coação no curso do processo contra o ex-vereador e o crime de tortura por omissão relevante contra a mãe da vítima.

Tribunal de Justiça do RJ nega recursos de reús do caso Henry Borel

Por unanimidade, desembargadores negaram nesta terça-feira (11) os embargos de declaração apresentados pelas defesas de Monique Medeiros e do ex-vereador, Jairo Souza Santos Junior, no processo que apura a morte do menino Henry Borel.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi