Justiça

Ministros do STF felicitam Zanin pela aprovação para a Corte

Ainda não foi marcada a data da posse

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) manifestaram apoio à aprovação do novo ministro Cristiano Zanin.

Ministros do STF felicitam Zanin pela aprovação para a Corte
© Lula Marques/ Agência Brasil

Mais cedo, o Senado aprovou a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Zanin ocupe a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano. A data da posse ainda não foi marcada.

A primeira mensagem de apoio foi divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes. "Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte", disse.

Em seguida, Luís Roberto Barroso destacou a qualidade profissional de Zanin. "Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas., escreveu.

Dias Toffoli declarou que recebeu a aprovação com satisfação. "É com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome do indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil.", completou.

Zanin tem 47 anos e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Antes da indicação, ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

Zanin poderá atuar na Corte por 28 anos. A aposentadoria compulsória de ministros do Supremo ocorre aos 75 anos.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - undefined / Edição: Aline Leal - 21/06/2023 20:25:19. Última edição: 21/06/2023 20:25:19

Tags: Cristiano Zanin Stf

Leia também:

Relator no STF inicia voto sobre validade do juiz de garantias

Relator no STF inicia voto sobre validade do juiz de garantias

Mecanismo deveria ter entrado em vigor em 23 de janeiro de 2020, segundo pacote anticrime aprovado pelo Congresso Nacional, mas foi suspenso por liminar do ministro Luiz Fux.

Moraes determina que Monark preste depoimento à PF em 10 dias

Moraes determina que Monark preste depoimento à PF em 10 dias

Na semana passada, ministro determinou bloqueio das redes sociais do influenciador após publicação um vídeo com insinuações sobre a credibilidade do processo eleitoral.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi