Justiça

Moraes inclui Bolsonaro em inquérito sobre ataques antidemocráticos

Decisão atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes aceitou na noite desta sexta-feira (13) o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura a autoria intelectual dos atos antidemocráticos realizados no domingo (8) e que resultaram na invasão e depredação nos prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional em Brasília.

Moraes inclui Bolsonaro em inquérito sobre ataques antidemocráticos
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Mais cedo, a procuradoria pediu a abertura de investigação e argumentou que Bolsonaro teria feito a incitação pública ao crime ao publicar um vídeo nas redes sociais, no dia 10 de janeiro, que tinha como tema o questionamento da regularidade das eleições de 2022. 

Na petição, a procuradoria argumenta que Bolsonaro teria feito a incitação pública ao crime ao publicar um vídeo nas redes sociais, no dia 10 de janeiro, que tinha como tema o questionamento da regularidade das eleições de 2022. 

No entendimento do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, a conduta deve ser apurada por ter ocorrido após os atos contra a sede dos Três Poderes.

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 13/01/2023 21:40:08. Última edição: 13/01/2023 21:40:08

Tags: Jair Bolsonaro Ataques Antidemocráticos Atos Golpistas PGR Alexandre De Morares

Leia também:

Ibaneis,governador do DF afastado presta depoimento na Polícia Federal

Ibaneis argumentou que foi uma surpresa a ausência de efetivos policiais em número suficiente para conter os ataques às sedes dos Três Poderes da República e que pior foi ver que alguns policiais confraternizavam com os golpistas.

Atos Golpistas: Réplica da Constituição roubada do STF foi devolvida

O documento foi entregue à presidente da Corte, ministra Rosa Weber, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi