Justiça

Moraes suspende busca e apreensão de e-mails das Americanas

Ação tinha sido autorizada pela Justiça de São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a busca e apreensão de e-mails de diretores, administradores e gestores do Grupo Americanas, incluindo as trocadas com advogados. A medidas tinha sido autorizada pela Justiça de São Paulo.

No pedido de suspensão, as Americanas e advogados argumentam que a busca e apreensão desrespeita decisão da própria Corte, que garante ao advogado a inviolabilidade de seu escritório e de arquivos, dados, correspondência e comunicações, inclusive telefônicas e afins, quando relacionadas ao exercício profissional.

O ministro Alexandre de Moraes reconheceu que a medida coloca em risco a garantia do sigilo de comunicação entre advogado e cliente, e destacou que a investigação de irregularidade contábil ou de gestão na empresa não pode descumprir esse direito.

Segundo o ministro, o acesso das essas informações pela parte contrária aos interesses discutidos na ação original pode causar dano irreversível. Ao determinar a busca e apreensão dos e-mails, a 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Arbitragem de São Paulo acatou pedido apresentado pelo Banco Bradesco.

Os acionistas de referência das Americanas, Jorge Paulo Lemann, Alberto Sicupira e Marcel Telles, propuseram hoje (16) aos credores financeiros do grupo um acordo que prevê aporte de capital em dinheiro de R$ 7 bilhões. Segundo fato relevante divulgado ao mercado, após a reunião do grupo, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), não houve acordo.

O Grupo Americanas teve pedido de recuperação judicial aceito pela 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro no mês passado, após inconsistências contábeis alegadas pelo grupo terem gerado um montante de mais de R$ 40 bilhões em dívidas.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 16/02/2023 19:30:08. Última edição: 16/02/2023 19:30:08

Tags: Americanas Stf Alexandre De Moraes

Leia também:

PF consultará STF sobre investigar militares envolvidos em atos

PF consultará STF sobre investigar militares envolvidos em atos

Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que requerimento é para saber se a conduta dos integrantes das Forças Armadas será investigada pela Justiça Militar ou pelo STF. Caso as investigações sejam responsabilidade do Supremo, PF deverá atuar.

Governo estuda novo fechamento do espaço aéreo em terra yanomami

Governo estuda novo fechamento do espaço aéreo em terra yanomami

Corredores humanitários de voo foram abertos para permitir a saída dos garimpeiros, mas, na avaliação do governo, processo tem sido lento e espaço aéreo deve ser fechado novamente.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi