Justiça

Moraes vota e aceita denúncia contra 200 envolvidos em atos golpistas

O ministro, que é relator do julgamento, recebeu as denúncias da PGR contra os acusados. A partir de agora, será a vez dos outros nove ministros depositarem seus votos no plenário virtual.

À zero hora desta terça-feira (25) começou o julgamento de mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, foram depredados o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Essa votação vai até as 23h59 da próxima terça-feira, 2 de maio. 

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes, que é relator e por isso foi o primeiro, aceitou receber as denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados. A partir de agora, será a vez dos outros nove ministros depositarem seus votos no plenário virtual.

Vale lembrar que a votação é eletrônica e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo.

Em função de aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro.

Com o processo sendo iniciado, haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF ainda terá de julgar se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo específico para ocorrer.

As denúncias envolvem crimes como associação criminosa; abolição violenta do estado democrático de direito; golpe de estado; ameaça; perseguição; incitação ao crime e dano; e deterioração de patrimônio tombado.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes - 25/04/2023 10:10:06. Última edição: 25/04/2023 10:10:06

Tags: Atos Golpistas Atos Antidemocráticos Stf

Leia também:

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

Se a maioria dos ministros do STF aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo, tal qual ocorreu com os primeiros 100 denunciados.

STF torna réus primeiros 100 investigados pelos atos golpistas

STF torna réus primeiros 100 investigados pelos atos golpistas

Oito ministros seguiram integralmente o relator, ministro Alexandre de Moraes. Outros dois, Nunes Marques e André Mendonça, seguiram parcialmente o relator.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi