Justiça

Nunes Marques nega pedido para suspender consignado do Auxílio Brasil

Ação do PDT afirma que empréstimos podem ampliar superendividamento

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido para suspender o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O ministro negou o pedido de medida cautelar apresentado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e manteve a validade da norma que amplia a margem de crédito consignado e prevê a liberação dessa modalidade para beneficiários de programas sociais.

O PDT questiona alteração nas regras de acesso aos empréstimos consignados argumentando a possível ampliação do superendividamento.

Para o partido, essa modalidade torna o beneficiário especialmente vulnerável, uma vez que parte da renda fica comprometida antes mesmo do recebimento.

O ministro Nunes Marques entende que não há urgência no pedido, um dos requisitos para a concessão de liminar, pois a ampliação da margem de créditos consignados não é novidade, e a expansão dessa espécie de crédito tem sido constante nas últimas décadas.

Além disso, ressalta que os empréstimos são concedidos a partir de análise de crédito e de risco realizada por bancos privados ou públicos, com habilitação junto ao INSS ou ao Ministério da Cidadania.

Para o ministro Nunes Marques, o empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais não afronta a dignidade humana ou social quando uma pessoa com menos recursos financeiros recebe uma oportunidade de crédito que somente pessoas de “escalões socioeconômicos” mais elevados costumavam receber.

*Matéria foi alterada às 12h58 para alteração de informação. A frase correta é: "O ministro Nunes Marques negou o pedido de medida cautelar apresentado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e manteve a validade da norma que amplia a margem de crédito consignado e prevê a liberação dessa modalidade para beneficiários de programas sociais.

Agência Brasil / Por Ana Lucia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília Atualizado em 27/10/2022 - 13:00 / Edição: Nadia Faggiani/ Sumaia Villela - 01/11/2022 15:16:16. Última edição: 01/11/2022 15:16:16

Tags: Consignado Do Auxílio Brasil Auxílio Brasil Stf

Leia também:

STF forma maioria para obrigar governo a reativar Fundo Amazônia

STF forma maioria para obrigar governo a reativar Fundo Amazônia

De acordo com a relatora e presidente do STF, ministra Rosa Weber, a descontinuação da política, sem a criação de outro órgão administrativo, viola o princípio constitucional que proíbe o retrocesso em direitos fundamentais e representa omissão do governo em seu dever de preservação da Amazônia.

TSE informa que segundo turno registra maior número de votos válidos

O segundo turno das Eleições 2022, disputado neste domingo, registrou o maior número de votos válidos da história: cerca de 118 milhões e meio de eleitores de todo o país escolheram um dos dois candidatos que disputaram a presidência da República

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi