Justiça

PGE pede que Bolsonaro se torne inelegível em processo no TSE

Julgamento na corte eleitoral pode ser marcado nas próximas semanas

Investigado por atacar o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, o ex-presidente Jair Bolsonaro pode se tornar inelegível nas próximas semanas. A decisão cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recebeu um pedido da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) para que ele perca os direitos políticos por 8 anos.

O parecer do procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, leva em conta as investigações contra o ex-presidente, relacionadas à reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em junho do ano passado. Na ocasião, Bolsonaro colocou em questionamento a confiabilidade das urnas eletrônicas. Mas não tinha provas. A defesa do ex-presidente alega, frequentemente, que a reunião era apenas “um debate de ideias”, sem caráter eleitoral.

O pedido da PGE faz parte da ação de investigação judicial eleitoral, que está quase no fim do andamento. Agora, cabe ao relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, do TSE, finalizar o voto e encaminhar para o presidente, ministro Alexandre de Moraes. A expectativa é que Moraes marque o julgamento no plenário para as próximas semanas. Caso os ministros da corte acatem o pedido, Jair Messias Bolsonaro pode ficar proibido de se candidatar a qualquer cargo eletivo por 8 anos.

Outro elemento que consta na ação contra Bolsonaro é a minuta de um decreto presidencial: um documento não assinado, encontrado pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O texto mencionava uma eventual intervenção militar na Justiça Eleitoral, para mudar o resultado do segundo turno da eleição, vencido pelo presidente Lula.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos - Pedro Lacerda - 13/04/2023 13:57:15. Última edição: 13/04/2023 13:57:15

Tags: TSE Bolsonaro Inelegibilidade

Leia também:

STF autoriza empresas a transferir créditos de ICMS entre filiais

STF autoriza empresas a transferir créditos de ICMS entre filiais

Medida vale a partir do próximo ano. Julgamento era esperado por diversos setores econômicos, sobretudo o de comércio de bens de consumo, que agora podem repassar crédito para unidades em estados diferentes.

MJ obriga retirar conteúdo com apologia à violência de redes sociais

MJ obriga retirar conteúdo com apologia à violência de redes sociais

Portaria com determinação do ministério foi publicada hoje no DOU. Sanções por descumprimento se darão no âmbito de procedimento administrativo ou judicial.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi