Justiça

PGR pede ao STF que declare inconstituicional a lei do Dia do Patriota

A data foi criada em Porto Alegre e é comemorada no dia 8 de janeiro

Depois que o município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, criou o Dia Municipal do Patriota, a ser comemorado em 8 de janeiro, a Procuradoria Geral da República pediu que o Supremo Tribunal Federal declare a lei inconstitucional e a suspenda imediatamente.

PGR pede ao STF que declare inconstituicional a lei do Dia do Patriota

A ação da PGR é direcionada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga, no supremo, os atos antidemocráticos, em oito de janeiro deste ano. Segundo o pedido, havia uma lei na capital gaúcha, que designava em 8 de janeiro o Dia em Defesa da Democracia. A ideia era que o município fizesse ações de “conscientização sobre a importância da preservação da democracia, do Estado Democrático de Direito e das instituições democráticas”.

No entanto, no mês de julho, a câmara de vereadores promulgou a Lei que, segundo a PGR, “em lugar de defender e proteger”, estimula e “promove o ataque e a afronta ao regime democrático” previsto em artigos da Constituição Federal.

O projeto foi apresentado pelo ex-vereador Alexandre Bobadra, do PL. Ele teve o mandato cassado este mês, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Bobadra, na época, propôs comemorar os atos de oito de janeiro deste ano, quando “centenas de pessoas invadiram e destruíram bens e prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.”

O projeto aprovado pelos vereadores perdeu o prazo de sanção pelo prefeito da cidade, Sebastião Melo, do MDB. Por isso, retornou para a câmara de vereadores gaúcha, onde foi promulgado e virou lei.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, questionou a existência da lei que associa crimes ao patriotismo. Segundo ele, o direito constitucional prevê que a lei afronta os princípios da moralidade, da forma republicana, do sistema representativo e do regime democrático. E finaliza que o fim desta lei é uma questão de tempo.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 27/08/2023 17:05:31. Última edição: 27/08/2023 17:05:31

Tags: Dia Do Patriota

Leia também:

Moraes proíbe Mauro Cid de ter contato com Bolsonaro e Michelle

Moraes proíbe Mauro Cid de ter contato com Bolsonaro e Michelle

O ministro do STF se baseou em um relatório da Polícia Federal, que encontrou mensagens no celular de Cid incentivando atos antidemocráticos contra a vitória do presidente Lula nas eleições do ano passado.

123Milhas terá que apresentar garantias bancárias à Justiça

123Milhas terá que apresentar garantias bancárias à Justiça

No despacho, o juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 3ª Vara Empresarial da Capital do Rio de Janeiro, disse que os consumidores poderão optar pelo cumprimento da oferta, pela entrega de serviço equivalente, ou pela restituição integral do valor pago.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi