Matheus Lima de Carvalho Lázaro, Aécio Lúcio Costa e Thiago de Assis Mathar foram condenados pelo Supremo com base em diversas provas.
Três réus dos atos golpistas de oito de janeiro já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal.
Matheus Lima de Carvalho Lázaro foi condenado a 17 anos de prisão pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado, dano qualificado e associação criminosa armada.
Matheus é de Apucarana, no Paraná. Ele foi preso próximo ao Palácio dos Buritis, sede do governo do Distrito Federal, a cinco quilômetros do Congresso Nacional, prédio que invadiu, segundo a acusação.
A advogada Larissa de Araújo disse que o réu não entrou no Congresso Nacional, apenas subiu a rampa na entrada. Ela disse que o depoimento prestado por ele após a prisão foi sob coação.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, disse que este é um dos casos com mais provas. Ele disse que o réu não falou nada sobre uma suposta coação na audiência de custódia.
Ainda nessa quinta-feira, o STF condenou a Aécio Lúcio Costa a 17 anos de prisão e Thiago de Assis Mathar a 14 anos.
Falta apenas o julgamento de Moacir José dos Santos para fechar o bloco dos primeiros quatro réus.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 15/09/2023 02:50:04. Última edição: 15/09/2023 02:50:04