Justiça

STF condena primeiro reú dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Aécio Lúcio Costa Pereira terá de cumprir 17 anos de prisão pela prática de cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado contra bem da União e deterioração do patrimônio tombado.

O Supremo Tribunal Federal condenou, nesta quinta-feira (13), Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu dos atos antidemocráticos de  8 de janeiro, em Brasília. Ele terá de cumprir 17 anos de prisão pela prática de cinco crimes.  

STF condena primeiro reú dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

São eles: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado contra bem da União e deterioração do patrimônio tombado. 

Por maioria, oito ministros acompanharam o voto do relator Alexandre de Moraes. Outros três, apresentaram divergência em relação ao número de crimes e ao tempo da pena.  

Na retomada do julgamento, nesta quinta-feira, houve bate-boca no plenário do Supremo entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça.  

Para Mendonça, Aécio Lúcio Costa não teria cometido o crime de golpe de estado. O ministro questionou a atuação das forças de segurança no dia das invasões. 

Para Alexandre de Moraes, Aécio Pereira integrava grupo criminoso antidemocrático, que pedia intervenção militar, incentivava atos golpistas, atos de vandalismo e derrubada do governo eleito em 2022. 

Aécio viajou de ônibus de Diadema, em São Paulo, para Brasília, em janeiro, ficando acampado em frente ao Quartel-General do Exército. Aécio foi preso em flagrante dentro do Plenário do Senado Federal. 

Na tarde desta quinta-feira o Supremo julga o segundo réu dos atos de 8 de janeiro, Thiago De Assis Mathar. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 14/09/2023 16:50:05. Última edição: 14/09/2023 16:50:05

Tags: Stf Condenação Atos Antidemocráticos 8 De Janeiro

Leia também:

PGR pede condenação de segundo réu no STF pelos atos de 8 de janeiro

PGR pede condenação de segundo réu no STF pelos atos de 8 de janeiro

Thiago de Assis Mathar participou da depredação do Palácio do Planalto, onde foi preso pela Polícia Militar. Ele está no Presídio da Papuda, no Distrito Federal.

Defesa pede no STF absolvição de réu pelos atos golpistas de 8/1

Defesa pede no STF absolvição de réu pelos atos golpistas de 8/1

Thiago de Assis Mathar é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi