Justiça

STF converte 140 prisões em preventivas por atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, viu evidências dos crimes como atos terroristas, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de estado.

Cento e quarenta prisões em flagrante de suspeitos de envolvimento com os atos golpistas em Brasília foram convertidas em preventivas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O ministro viu evidências dos crimes como atos terroristas, associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de estado.

As decisões dessa terça-feira (17) aconteceram após análise das informações das audiências de custódia.

Outras 60 pessoas conseguiram liberdade provisória com aplicação de medidas cautelares, como cancelamento de passaporte e proibição de usar redes sociais. Para esses investigados, o ministro considerou que, embora existam fortes indícios de participação dos crimes, até o momento não foram juntadas provas da prática de violência, invasão e depredação dos prédios.

Segundo o STF, 1.459 audiências de custódia de pessoas presas nos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro e no acampamento golpista no Quartel-General do Exército foram realizadas. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região realizou 946; e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, 513.

Todos os casos serão analisados pelo STF, que é o responsável por decidir quem segue preso e quem eventualmente pode responder em liberdade. As decisões estão sendo remetidas ao diretor do Presídio da Papuda e ao diretor da Polícia Federal.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 18/01/2023 15:15:06. Última edição: 18/01/2023 15:15:06

Tags: Stf Atos Golpistas

Leia também:

Justiça Federal no Paraná autoriza recolhimento noturno de Cabral

Justiça Federal no Paraná autoriza recolhimento noturno de Cabral

Embora a Justiça Federal no Paraná tenha autorizado o recolhimento noturno do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral continua em prisão domiciliar devido a decisões do TRF-2.

Moraes converte em preventiva 140 prisões por atos golpistas

Moraes converte em preventiva 140 prisões por atos golpistas

Em todos os casos, portes de arma de qualquer tipo em nome de investigados ficam suspensos, bem como qualquer autorização de compra de armas por colecionadores ou caçadores.

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

PF cumpre quatro mandados na investigação de ataque hacker a Janja

Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

STF tem 2 votos por regulamentação da licença-paternidade no Congresso

Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi