Caso Henry: prisão de Monique é mantida em audiência de custódia
Mãe do menino estava em liberdade desde agosto do ano passado e voltou ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro nesta semana, por determinação do ministro Gilmar Mendes.
Na decisão, toxicológico para motoristas profissionais foi validado
Com placar de 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais 11 pontos da Lei dos Caminhoneiros que tratam de jornada de trabalho, pausas para descanso e repouso semanal, entre outros.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foram anulados os dispositivos que permitem o fracionamento do período mínimo de descanso e a possibilidade de acúmulo do tempo de descanso semanal.
Também foi anulado o trecho da lei que excluía do cálculo de horas extras da jornada de trabalho o tempo que o caminhoneiro aguarda a carga e descarga do veículo e as paradas em pontos de fiscalização nas estradas.
O chamado "descanso em movimento", quando dois motoristas fazem o revezamento da direção do caminhão, também foi derrubado pela Corte.
Na mesma decisão, o STF validou a exigência de exame toxicológico de motoristas profissionais.
*Com informações da Agência Brasil
Agência Brasil / Por Dayana Victor e Solimar Luz* - repórteres da Rádio Nacional - Brasília e Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela - 09/07/2023 16:20:20. Última edição: 09/07/2023 16:20:20
Tags: Lei Dos Caminhoneiros Stf Caminhoneiros
Mãe do menino estava em liberdade desde agosto do ano passado e voltou ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro nesta semana, por determinação do ministro Gilmar Mendes.
Mesmo com resultado parcial definindo a questão, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo e suspendeu o julgamento.
Segundo a Polícia Federal, mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e as investigações sobre ataque ao perfil de Janja estão em andamento.
Parlamentares terão prazo de 18 meses para regulamentar licença-paternidade. Se a norma não for aprovada, benefício seguirá regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.